5 dúvidas mais comuns sobre vacinas

As vacinas ajudam a estimular a produção de anticorpos para proteger o organismo de inúmeras doenças. Porém, é mais do que comum ter algumas dúvidas sobre a vacinação. Confira a seguir alguns dos principais questionamentos e suas respostas.

1 – Grávidas podem ser vacinadas?

Sim. Por fazer parte grupo de risco, é importante que as grávidas tenham o acompanhamento de um médico para avaliar quais vacinas devem ser administradas. As gestantes podem, por exemplo, tomar as seguintes vacinas: hepatite B, difteria, tétano e coqueluche.

2 – A vacina protege durante toda a vida?

Depende. Algumas doenças como meningite meningocócica, difteria ou tétano precisam de reforço. Porém, em outros casos, a memória imunológica dura a vida toda.

3 – O que ocorre se atrasar a aplicação de alguma dose para o filho?

Caso ocorra atraso na dose, o seu filho não estará protegido durante este período. Por exemplo, no caso de três doses apenas duas não serão suficientes para imunizar totalmente a criança. Recomenda-se retomar a vacinação o quanto antes.

4 – É possível tomar mais de uma vacina ao mesmo tempo?

Sim. Não há sobrecarga do sistema imunológico caso a pessoa tome mais de uma vacina ao mesmo tempo.

5 – O que são as vacinas combinadas?

São as vacinas que protegem a pessoa de mais de uma doença e são administradas juntas, com apenas uma injeção, como é o caso da tríplice viral, tetraviral ou a penta bacteriana.

Sua dúvida sobre vacinação foi respondida? Caso ainda tenha algum questionamento, deixe seu comentário aqui no blog da IMOVAC e te respondemos em breve!