Avanços na vacina contra COVID-19

A corrida pela vacina contra o novo Coronavírus (SARS-Cov-2) é uma das maiores da história e desencadeou estudos em tempo recorde ao redor do mundo. Diversos pesquisadores estão focados em achar uma solução para uma das maiores pandemias da humanidade. São mais de 100 projetos em andamento e uma dúzia de ensaios clínicos. A expectativa é que a vacina contra a COVID-19 seja produzida em alguns meses.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados 76 projetos, dos quais cinco já estavam na fase de ensaios clínicos já no final de abril. Até o momento, o número aumentou para 110 e tende a crescer ainda mais devido ao engajamento mundial para a descoberta da vacina. Oito estão na fase de ensaios clínicos, dados coletados até 11 de maio. Já para a London School of Hygiene & Tropical Medicine são cerca de 157 projetos com 11 em fase de ensaios clínicos.

Os projetos em andamento foram classificados pela OMS em oito categorias que levam em consideração os tipos de vacinas testadas ou experimentais. Ou seja, vacinas clássicas do tipo “vivas atenuadas” ou “inativas” e vacinas denominadas “subunidades” baseadas em proteínas com um antígeno para o sistema imunológico, sem partículas virais.

Além disso, os projetos de vacinas do tipo “vetor viral” foram iniciados. O objetivo é provocar uma reação imune em humanos por meio do uso de técnicas de ponta para fabricar vírus. Também têm as vacinas de “DNA”, ou “RNA”, caracterizadas como produtos experimentais que usam fragmentos de material genético modificado.

Alguns laboratórios estão à frente quando o assunto é vacina contra a COVID-19. Um deles é o chinês Sinovac Biotech. Ele anunciou que estava preparado para produzir 100 milhões de doses de vacina “Coronavac”. Porém, até o momento não há comprovação se a vacina é eficaz e segura.

O americano Pfizer revelou que planeja produzir de 10 milhões a 20 milhões de doses da vacina experimental até o final de 2020. Já o Instituto Pasteur, na França, espera alcançar os primeiros resultados em outubro deste ano.

Quando a vacina ficar pronta, o novo desafio provavelmente será a distribuição igualitária, ou seja, uso e disponibilidade para todos os países. Pensando nisso, a OMS organizou, no final de abril, uma reunião internacional para debater sobre o assunto.

Fonte: https://istoe.com.br/corrida-por-vacina-para-covid-19-se-acelera/