Comprimido contra a Covid-19: o que se sabe até agora?

Comprimido contra a Covid-19: o que se sabe até agora?

Duas indústrias farmacêuticas americanas, MSD e Pfizer, anunciaram os primeiros resultados do tratamento oral contra a Covid-19 e os resultados foram positivos e animadores.

A MSD informou que o remédio em formato de comprimido, chamado de Molnupiravir, reduz em 50% as hospitalizações e óbitos de pessoas no início da doença. É importante ressaltar que os remédios que estão em desenvolvimento não substituem as vacinas já utilizadas no enfrentamento à Covid-19, e que os dois métodos são complementares.

Segundo o diretor da Pfizer, Albert Bourla, “O fato de termos um tratamento não é, de jeito nenhum, razão para não tomarmos a vacina. Na verdade, devemos tomar a vacina. Infelizmente alguns contrairão a doença. O comprimido é justamente para esses casos”.

Mas o que todos querem saber é: como os comprimidos contra Covid-19 funcionam?

O comprimido tem a função de interferir numa enzima que o coronavírus utiliza para replicar seu código genético e se multiplicar. 

Durante os testes, os pacientes que receberam o medicamento em até 5 dias após começarem a sentir os primeiros sintomas da Covid, tiveram metade da taxa de morte e hospitalização em comparação aos pacientes que tomaram um comprimido inativo. Ainda no período de testes, uma notícia deixou os pesquisadores bem entusiasmados. A MDS comunicou que, “Com base nos participantes com dados de sequenciamento viral disponíveis (aproximadamente 40%), o comprimido demonstrou eficácia consistente nas variantes Gama, Delta e Um”.

O Molnupiravir ainda não está liberado para uso, pois está em processo de avaliação rigorosa por parte das agências reguladoras dos Estados Unidos e da União Europeia.

A Imovac é uma clínica especializada em Imunologia e Vacinas, e tem como propósito melhorar a sua qualidade de vida. Confira seu cartão de vacinação e entre em contato com nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou agendar um horário!

Fontes

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/programa-liderado-pela-oms-quer-comprimidos-contra-covid-19-por-us-10-diz-documento/

https://exame.com/ciencia/pilulas-da-merck-e-pfizer-contra-covid-19-o-que-se-sabe-sobre-os-remedios/

https://exame.com/ciencia/pilulas-da-merck-e-pfizer-contra-covid-19-o-que-se-sabe-sobre-os-remedios/