Dengue – Prevenção

Como se prevenir contra a dengue?

Estamos vivendo um período de espera e incertezas por conta da pandemia do novo coronavírus, mas para o bem-estar de todos, é importante ficar atento a outras questões de saúde.

Com a chegada do verão, por exemplo, período em que a quantidade de chuvas pode aumentar, aumentam também os casos de dengue, já que é o período de eclosão dos ovos do mosquito Aedes Aegypti. A doença atinge muitos brasileiros, que devem se preocupar em evitar o acúmulo de água parada, onde os mosquitos depositam os ovos e se desenvolvem.

Como existem quatro tipos diferentes de vírus que provocam a dengue, quanto menos proliferação, melhor. Dentre os tipos da doença, a atenção é maior em casos de dengue hemorrágica, que tem como principais sintomas febre alta, fortes dores musculares e articulares e uma erupção cutânea, que se parece muito com o sarampo. Em alguns casos, a dengue hemorrágica pode levar a óbito. Nos demais tipos, é comum a presença de febre, mal-estar, ausência de apetite e dor de cabeça.

A depender do tipo, os cuidados são diferentes. Se a dengue for leve, é recomendado repouso e hidratação. Em casos de dengue hemorrágica, procure um médico para acompanhamento. A depender da gravidade, pode ser necessária a transfusão de sangue.

O seu papel para evitar a proliferação do vírus é fundamental! Faça uma checagem em casa, na vizinhança ou no prédio e evite focos de água parada. Se por acaso identificar incidências na rua, sinalize aos órgãos governamentais. A nossa atuação faz toda a diferença na luta contra a dengue!

https://www.instagram.com/p/CIQcmvSnqQK/