Pular para o conteúdo principal

Doenças erradicadas graças às vacinas

Desde o início da humanidade temos sofrido com doenças graves e suas consequências catastróficas. Felizmente, graças à descoberta da vacina, algumas delas foram erradicadas ao longo do tempo.

Um exemplo é a primeira doença erradicada - a varíola, que é também a única doença infecciosa erradicada por meio de uma vacina. Ela era causada por um vírus da família Poxviridae, que tem DNA como material genético.

A taxa de mortalidade relacionada a essa doença era muito elevada, em torno de 30%, e ela era caracterizada pela aparição de pústulas, algumas das quais se tornavam cicatrizes pelo corpo, e, em alguns casos, até cegueira. A morte, que costumava acontecer na segunda semana, vinha da resposta inflamatória massiva que causava choque e levava à falência múltipla dos órgãos.

A vacina consiste na inoculação no organismo do vírus vaccinia, semelhante ao da varíola, mas que, em condições normais, causa uma doença mais leve. Não é uma vacina de vírus atenuado ou inativado — ele está vivo!

Desde 1977, a doença é considerada erradicada graças à vacinação. Inclusive, uma das vacinas que está sendo desenvolvidas contra a covid-19 utiliza uma metodologia semelhante com um vírus que causa estomatite — mas está em estágio menos avançado do que aquelas que utilizam RNA e adenovírus.

O último caso de contágio natural foi diagnosticado em outubro de 1977 e, em 1980, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a erradicação em todo o planeta. 

As vacinas vêm tendo papel extremamente importante em melhorar a qualidade de vida em todo o planeta, prevenindo doenças e evitando sofrimento e mortes.

Infelizmente, por falta de informação, algumas pessoas têm se juntado a um movimento antivacina que cresce a cada dia. Esse fato tem preocupado muito os profissionais de saúde, pois há um temor pela reintrodução de doenças que não foram eliminadas totalmente e o iminente perigo da reintrodução de doenças já erradicadas, como sarampo, poliomielite, difteria e rubéola.

A vacinação será sempre a melhor – senão a única – forma de preveni-las.

Portanto, mantenha-se bem informado e com suas vacinas em dia. Isso é fundamental para a sua saúde e bem estar, assim como da sua família e das pessoas que te cercam.

A Imovac é uma clínica especializada em Imunologia e Vacinas e tem como propósito melhorar a sua qualidade de vida. Confira seu cartão de vacinação e entre em contato com nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou agendar um horário!

Fonte

https://www.bbc.com/portuguese/geral-55354546

https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/movimento-antivacina

Contato
Fale Conosco