Férias e festas de fim de ano: Vacinas para os viajantes

Na hora de curtir as férias, além de se preocupar com o destino e o roteiro é preciso também se preocupar com a sua saúde. Independentemente do destino, é preciso ficar atento às vacinas que são exigidas em cada estado ou país, além das medidas adotadas para a proteção e controle de infecção pelo novo coronavírus. Verifique nos sites oficiais do país de destino quais as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde locais para o combate da Covid-19.

Em alguns países se o Certificado Internacional de Vacinação não for apresentado sua entrada pode ser negada. Essa exigência é uma medida preventiva para evitar que os viajantes levem doenças e não necessariamente porque o destino da viagem apresente algum risco. Porém, essa medida ajuda na proteção de doenças contagiosas ou típicas de uma região.

É um cuidado extremamente necessário principalmente para as pessoas que visitam destinos rurais ou de selva em países da América Latina, África e Ásia.

As principais vacinas que precisam estar em dia são as de:

· Poliomielite

· Sarampo, Rubéola e Caxumba

· Febre amarela

· Tétano

· Hepatite A e B

· Antirrábica

No site da Anvisa estão disponíveis todas as informações necessárias, além das Unidades Emissoras do Certificado Internacional de Vacinação e profilaxia – CIVP.

As vacinas têm um período, que varia de 10 dias a 6 semanas, para atingir a proteção esperada. Por isso, é essencial se vacinar com antecedência.

Caso esteja realizando algum tratamento ou fazendo o uso de medicamento, é recomendado realizar uma avaliação médica (30dias) antes de viagem.

Acesse o nosso site e sabia mais sobre as vacina que você precisa tomar antes de viajar.

Fonte:

Saúde do viajante — Português (Brasil)

Vacinas para quem viaja para outro país | Saúde do Viajante

Saúde do viajante