Herpes-zóster: aumento de casos diretamente relacionado com a pandemia

Analizando a saúde de pacientes que se recuperaram da Covid-19, médicos têm estudado cada vez mais os efeitos do vírus a longo prazo. Nessa investigação, cientistas apontam fortes indícios da relação do coronavírus com o aparecimento de outras doenças.

Entre os adultos que foram examinados, foi encontrado frequentemente o vírus da varicela, causador da herpes-zoster, popularmente conhecida como cobreiro. A doença é causada pelo mesmo vírus da catapora e normalmente atinge pessoas acima de 50 anos. 

O herpes-zoster se aproveita da baixa imunidade do paciente adulto com COVID-19. Como pode ocorrer fisiologicamente uma baixa do sistema imunológico e, por ser o herpes-zoster uma doença oportunista, é exatamente quando ela se desenvolve. Para mais informações sobre essa doença, acesse nosso post (link clicável).

Estudos preliminares apontaram uma alta de 35% no número de casos da doença desde março de 2020, data do início da pandemia. Um dos levantamentos foi realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), utilizando dados do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Felizmente a proteção contra a herpes-zoster pode ser feita através da vacinação. No Brasil, o imunizante é disponibilizado para crianças até dois anos e adultos que não tomaram as doses na primeira infância devem buscar clínicas particulares de vacinação. 

A vacinação é o meio mais eficaz para a prevenção da doença, além de proteger contra as formas graves, evitando sequelas. E também é recomendada a adoção de uma alimentação balanceada rica em nutrientes e vitaminas para auxiliar no bom desempenho do sistema imunológico. 

A Imovac disponibiliza essa e outras vacinas com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação. Para agendar, é só entrar em contato com nossa equipe!

Fontes

https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2021/08/05/interna_bem_viver,1293203/aumento-de-herpes-zoster-em-adultos-tem-relacao-com-virus-da-covid-19.shtml