Influenza: Novos surtos e cuidados

No mês de Novembro, um surto de Influenza afetou parte do município do Rio de Janeiro, chegando a gerar um aumento da demanda de até 400% nas UPAs do RJ.

A Influenza é uma doença com sintomas muito parecidos com os da Covid-19, como dores de cabeça e no corpo, febre e resfriado. Um dado que chama atenção e acende um alerta, é que mais de 90% dos internados com o vírus da Influenza são crianças.

A Influenza, assim como a Covid-19, também é um vírus respiratório que tem a transmissibilidade similar ao coronavírus. As duas principais maneiras de contaminação são: de forma direta, quando há o contato com a mucosa nas vias respiratórias de uma pessoa infectada, e também a maneira indireta, que ocorre quando tocamos superfícies ou frequentamos ambientes contaminados e posteriormente levamos as mãos ao rosto. É de extrema importância estar atento aos sintomas da Influenza e a orientação da Secretaria da Saúde do RJ é para que a população não se automedique, procurando sempre um atendimento médico para um diagnóstico conclusivo.

Um dos principais fatores que contribuem para a disseminação da Influenza é a baixa cobertura vacinal, que alcançou apenas 57% do público alvo da campanha do Rio de Janeiro. Para aliviar o contágio e amenizar os efeitos da Influenza, é fundamental que todos se vacinem, assim, a vacinação contra a gripe foi ampliada para todas as idades.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chiepp:

“É a primeira vez que temos um surto de influenza nesta época do ano. A tendência, com o aumento das temperaturas, é que a gente diminua o número de casos de doenças respiratórias. Mas é preciso manter as medidas de precaução. O uso da máscara pode também ter uma importância na contenção deste surto”

No Brasil, existem dois tipos de vacina da gripe: trivalente e tetravalente (ou quadrivalente). A vacina aplicada à população pelo Ministério da Saúde de forma gratuita é formada por antígenos de duas cepas do vírus A e uma cepa de vírus B, que garante a proteção contra três subtipos do Influenza, através da vacina trivalente. Mas existe a possibilidade de vacinação através da rede privada de saúde, onde a vacina manipulada é a tetravalente (ou quadrivalente) que protege mais um subtipo da linhagem B (Yamagata) além das ditas anteriormente.

A IMOVAC oferece a vacinação contra o vírus da gripe com toda segurança e tranquilidade.  Temos uma equipe de especialistas em imunologia para garantir saúde e qualidade de vida para toda a sua família. Converse com um dos nossos atendimentos para saber mais informações sobre este serviço.

Fontes

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/11/30/surto-de-influenza-gera-aumento-da-demanda-em-upas-do-rj.ghtml

https://beepsaude.com.br/campanha-de-vacina-contra-a-gripe-2021/

https://exame.com/brasil/surto-de-influenza-no-rio-sintomas-podem-ser-confundidos-com-a-covid-19/

https://oglobo.globo.com/rio/surto-de-gripe-96-dos-internados-por-influenza-na-cidade-do-rio-sao-criancas-1-25291954
https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe