Melhor idade: por que é importante realizar exames periodicamente?

Chegar à terceira idade com saúde, bem-estar e qualidade de vida é um desejo de todos. Mas, para garantir a longevidade, é importante tomar os cuidados necessários. A realização de checkups periódicos é muito importante para a prevenção e detecção de doenças. É importante também manter a carteira de vacinação em dia. Existem vacinas específicas para serem administradas nesta faixa etária.

É essencial um acompanhamento clínico recorrente, estar sempre em contato com os médicos e ter ciência sobre possíveis diagnósticos, além de observar, ao longo do tempo, se novas patologias serão desenvolvidas.

A terceira idade é a fase em que mais doenças se manifestam, e muitas delas são resultado dos hábitos e rotinas adquiridos ao longo da vida. 

Confira algumas das doenças mais comuns em idosos:

Alzheimer

É o tipo mais comum de demência e tem como principal sintoma a perda de memória. É uma doença silenciosa que se manifesta de maneira sutil no início, provocando mudanças de humor e personalidade, esquecimentos e dificuldades motoras.

Mal de Parkinson

Afeta diretamente o cérebro, danificando a coordenação motora e gerando tremores constantes e incontroláveis. Conforme a doença se desenvolve, a pessoa passa a ter dificuldades até em movimentos involuntários, tais como engolir e piscar os olhos.

Perda visual e auditiva

O avanço da idade apresenta desgastes naturais do corpo e, em especial, da visão e audição.

É muito comum a perda gradativa da audição, sendo necessário o uso de aparelho. Já nos olhos, a catarata é uma doença muito comum em idosos. A solução é cirúrgica, com a substituição da lente, em um procedimento bastante simples.

Osteoporose

Causada pelo desgaste do cálcio nos ossos, normalmente surge a partir dos 60 anos. O exame de densitometria óssea é o mais recomendado para diagnosticar a doença. O tratamento é simples, e consiste na reposição de cálcio, consumo de suplementação e atividade física.

A Imovac é uma clínica especializada em imunologia e vacinas de todas as faixas etárias, e tem como propósito melhorar a sua qualidade de vida. Confira seu cartão de vacinação e entre em contato com nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou agendar um horário.

Maior susceptibilidade a infecções

Nosso sistema imunológico sofre alterações ao longo da vida. E, em determinadas faixas etárias, nos tornamos mais sensíveis a infecções. Sendo assim, devemos ficar atentos às vacinas que nos ajudam a prevenir estas infecções.

Fontes: