Mitos x verdades sobre vacinação

Estar com a vacinação em dia é essencial para a prevenção e controle de diversas doenças. Por outro lado, há muitos boatos e notícias falsas disseminadas para desacreditar a importância da vacina. Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o tema para ficar bem informado e esclarecer suas dúvidas.

Vacinas, às vezes, causam mais doenças do que previnem

(  ) Verdade  (x) Mito

São feitos diversos testes rigorosos antes da aplicação da vacina em pessoas. Vários protocolos são seguidos: testes em animais e em voluntários, aprovação pelas agências reguladoras, entre outros.

Existem vacinas que ajudam na prevenção do câncer

(x) Verdade  ( ) Mito

Vacinas que bloqueiam as hepatites e o HPV, respectivamente, são responsáveis por evitarem tumores no fígado e no colo do útero.

Vacinas causam efeitos colaterais perigosos

(  ) Verdade  (x) Mito

Há algumas vacinas que podem causar eventos leves a moderados. Mas as reações graves são muito raras e podem estar relacionadas a contraindicações. É muito importante falar com o seu médico.

 Algumas vacinas precisam ser tomadas antes de viagens

(x) Verdade  (  ) Mito

Alguns países advertem que o turista precisa ser vacinado contra febre amarela, por exemplo. É importante buscar informações confiáveis, como o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, não podem se vacinar

(  ) Verdade  (x) Mito

É essencial que, principalmente, essas pessoas tenham mais atenção com as doses, já que fazem parte do grupo de risco.

Existem vacinas que precisam ser renovadas com certa frequência

(x) Verdade  (  ) Mito

É primordial acompanhar a necessidade de aplicar uma nova dose de alguma vacina. Por exemplo, a vacina que protege contra tétano e difteria precisa de um reforço a cada 10 anos. Fique atento ao calendário de vacinação.

Fontes

https://saude.abril.com.br/medicina/16-mitos-e-verdades-sobre-as-vacinas/
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,entenda-como-funciona-o-processo-de-desenvolvimento-de-uma-vacina,70003263247