Pare de fumar!

PARE DE FUMAR! AGORA!!

Muitos tentam, poucos conseguem. De fato, deixar de fumar é uma tarefa muito difícil, mas não impossível! É necessário muita força de vontade e disciplina. E se isso não bastar, ajuda médica.

Por que é tão difícil? A nicotina é uma substância que atinge o cérebro com rapidez, por isso é tão difícil parar com um hábito sabidamente tão danoso à saúde.

Por que parar de fumar é tão difícil? O cigarro tem fácil acesso, é relativamente barato quando se compara com outras drogas, e até pouco tempo atrás, era socialmente bem aceito. Só que além da dependência física, há a dependência psicológica. O fumante associa comportamentos e situações ao ato de fumar.

Quem toma a decisão de parar de fumar tem que repensar a rotina e quebrar as associações que existem entre o ato de fumar e as tarefas diárias. Por isso os primeiros dias sem fumar são os piores: normalmente as pessoas sentem-se ansiosas, irritadas, com dores de cabeça e com dificuldade de concentração. Mas estes sintomas desaparecem com o tempo.

Se a força de vontade não for o suficiente, existem tratamentos e programas para ajudar, que vão desde antidepressivos até adesivos de reposição de nicotina.

O Ministério da Saúde possui um programa que faz o acompanhamento e tratamento de tabagistas que desejam parar de fumar – são 3.000 unidades de saúde que oferecem apoio psicológico, medicamentos, atendimentos educativos e terapêuticos.