Quando e como devo fazer um teste de alergia?

É muito comum conhecer alguém que já realizou um teste de alergia, não é mesmo? Mas você sabe como e quando é preciso fazer? Vamos saber mais sobre isso nas próximas linhas.

Esse exame é indicado para apontar se a pessoa possui algum tipo de alergia respiratória, alimentar, de pele e até medicamentosa, a fim de identificar o tratamento mais adequado de acordo com os sintomas. Apesar de ser um teste simples, ele deve ser realizado com um Médico Alergologista e é recomendado para detectar algo incomum como coceiras, inchaço na boca ou olhos, falta de ar, espirros frequentes, coriza, mudanças gastrointestinais ou vermelhidão na pele. O melhor exame para investigar as causas de uma possível alergia será indicado de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, e irá determinar quais substâncias, contidas em alimentos ou ambientes, apresentam risco de ocasionar alergia.

Os testes podem ser feitos de diferentes maneiras:

Teste de alergia no antebraço ou Teste de Prick: são aplicadas gotas de substâncias que podem causar alergia, no antebraço da pessoa. Após isso, aguarda-se 20 minutos para verificar se o paciente apresentou alguma reação.

Teste de alergia nas costas: conhecido como teste de contato, consiste na aplicação de uma fita adesiva nas costas do paciente, com uma quantidade controlada de substância capaz de causar alergia. Esse exame tem duração de 48 horas.

Os testes de alergia cutâneos podem ser feitos sem restrições de idade.


A Imovac é uma clínica especializada em Imunologia e Vacinas, e tem como propósito melhorar a sua qualidade de vida. Confira seu cartão de vacinação e entre em contato com nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou agendar um horário.

Fontes: https://www.tuasaude.com/teste-de-alergia/