Teste rápido do Coronavírus: como funciona?

Os testes rápidos para Covid-19 já podem ser encontrados de forma mais abrangente, principalmente buscando facilitar e agilizar o processo de detecção do vírus. O exame é sorológico, ou seja, pode ser detectado por sangue, saliva ou catarro, e identifica a presença de anticorpos.

Realizado de forma prática e objetiva, o resultado do teste rápido é liberado em poucos minutos, tem um custo mais acessível e você pode fazer em qualquer lugar. Os testes disponíveis atualmente são capazes de avaliar dois tipos de anticorpos diferentes, o IgG e o IgM. A diferença entre esses dois tipos é bem simples, Se o resultado é positivo apenas para IgM, a pessoa está ou esteve infectada recentemente. Se for positivo para IgG isso quer dizer que a pessoa teve contato com o vírus há algum tempo, e não tem maisa doença em atividade. Mas atenção: o resultado positivo não aponta a presença do vírus em tempo real, já que os anticorpos podem continuar no sangue mesmo após a infecção.

Os resultados e eficácias de cada teste vêm sendo avaliados de perto pelos órgãos de saúde, evitando assim que a população em geral receba um resultado incompatível. Além disso, é preciso ficar de olho na chamada janela imunológica, ou seja, o tempo que o corpo leva na produção de anticorpos após o contato com o vírus. Ao notar os sintomas, espere pelo menos 8 dias antes de realizar o teste rápido, ou o resultado pode sair negativo, mesmo você já estando infectado.

Pessoas que entraram em contato com algum infectado, mesmo sem sintomas, também devem aguardar pelo menos 8 dias antes de procurarem a testagem rápida, garantindo um resultado mais efetivo.

Para aqueles que buscam um teste de resultado mais objetivo em um menor tempo, o recomendado é a realização do PCR.
A Imovac é especializada em atendimento médico de alergia, imunidade e clínica de vacinação.
Entre em contato agora com a nossa equipe.

Agendar Atendimento

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/68-teste-rapido-covid-19