Teste rápido para COVID-19

Em uma busca mundial para achar a cura da Covid-19, a ciência dá sinais de avanços para combater o vírus. O teste rápido de anticorpos dos tipos IgM e IgG para o novo Coronavírus (Sars-CoV-2), responsável pela pandemia de Covid-19, é um grande aliado para descobrir se a pessoa teve ou não contato com a doença. Isso porque ao ser infectado com o vírus, o organismo começa a produzir anticorpos para se defender da doença.

Diversas pesquisas revelam que esses anticorpos podem ser detectados em testes rápidos a partir do sétimo dia de sintomas da pessoa infectada. Vale destacar que os melhores resultados apareceram a partir do décimo dia.

Como funciona o teste?

Os testes permitem detectar a presença de anticorpos IgM e IgG em pacientes com a Covid-19. Os anticorpos do tipo IgM aparecem primeiro, uma vez que eles estão relacionados a infecções recentes, ou seja, em pacientes que supostamente podem estar contaminados com o vírus. Logo, os anticorpos do tipo IgG são produzidos mais tarde. Ambos são as defesas do organismo a um agente externo, que, neste caso, é o vírus Sars-CoV-2. 

O teste é recomendado a partir do sétimo dia de sintomas da Covid-19, pois o organismo precisa de um tempo para produzir esses anticorpos após a contaminação.

Vale destacar que o teste rápido não detecta o novo Coronavírus, mas os anticorpos que são produzidos pelo organismo após a infecção. O exame pode ajudar em avanços significativos para entender, por exemplo, como a resposta imune contra o vírus se desenvolve a longo prazo nos pacientes. 

Como é feito o teste?

São usadas amostras de sangue, soro ou plasma do paciente. Conhecida como imunocromatografia, a metodologia é capaz de gerar cor a partir de uma reação química entre antígeno, substância estranha ao organismo, e anticorpo, responsável pela defesa do corpo. Os resultados são denominados de IgM e IgG.   

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é fácil executar o teste e ele tem resultado muito rápido: entre 10 e 30 minutos. Além disso, não é necessário o uso de outros equipamentos ou de laboratório.

Aliado aos resultados do exame, o profissional de saúde precisa também avaliar outras informações do paciente, como sintomas e outros exames para ajudar a confirmar ou não a Covid-19.

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias?p_p_id=101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_groupId=219201&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_urlTitle=covid-19-saiba-mais-sobre-testes-rapidos&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_assetEntryId=5855858&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_type=content