Tétano: formas de infecção, sintomas e como se imunizar

O Tétano Acidental é uma doença infecciosa aguda grave, não contagiosa e de alta letalidade, causada pela bactéria Clostridium tetani. No Brasil, o Tétano Acidental é uma doença de notificação compulsória, logo, todo caso suspeito deve ser informado à unidade de saúde mais próxima. 

Essa doença é causada por uma bactéria que pode estar presente em objetos de metal (mesmo que não estejam enferrujados), de madeira, de vidro, ou mesmo no solo (pregos, latas, ferramentas agrícolas, cacos de vidro, galho de árvore, espinhos, pedaços de móveis e outros). As pessoas podem adoecer quando, acidentalmente, sofrem lesões na pele (ferimentos, cortes, perfurações) por objetos deixados no ambiente e contaminados pela bactéria.

Geralmente os sintomas do Tétano tendem a aparecer de 3 a 21 dias após a ocorrência do ferimento. As principais manifestações clínicas são: dificuldade ao se alimentar; contrações excessivas de alguns músculos faciais (a pessoa parece estar forçando o sorriso de forma exagerada – riso sardônico) e dos músculos do pescoço (rigidez de nuca); contração muscular da região dorsal; e rigidez muscular progressiva, atingindo os músculos abdominais (barriga dura) e torácicos, podendo levar à insuficiência respiratória e evoluir para contraturas generalizadas. As crises de contraturas (músculo duro) geralmente são desencadeadas por estímulos luminosos ou sonoros (luzes intensas e volume de som alto).

Ao sofrer algum acidente com lesão, deve-se lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima, para outros cuidados com o ferimento e a verificação da necessidade de administração de vacina Antitetânica. O diagnóstico de Tétano é exclusivamente clínico-epidemiológico, não dependendo de confirmação laboratorial.

A melhor forma de prevenção e proteção da doença é por meio da utilização de equipamentos de proteção individual (botas, luvas, capacetes etc.) e da vacina Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus Influenzae tipo B e Hepatite B) e DTP (Difteria, Tétano, Coqueluche) para os menores de 7 anos, e com a vacina Dupla Adulto (Difteria e Tétano) para os indivíduos a partir de 7 anos de idade. Estas vacinas estão disponíveis gratuitamente para a população em unidades básicas de saúde, nas clínicas privadas de vacinação e na Imovac, com atendimento domiciliar.

Você pode encontrar no nosso site tudo que precisa saber sobre essa vacina (como é aplicada, contraindicações, possíveis reações, cuidados, e mais). Entre em contato conosco e agende o seu horário. Será um prazer receber você em nossa clínica.

Agendar Atendimento

http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeConteudo?id=4615055

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/tetano_acidental_ferimentos_destrocos_levar_infeccao.pdf