Vacina ACWY: tudo que você precisa saber.

A vacina ACWY, mais conhecida como vacina meningocócica, é um imunizante inativado, ou seja, na sua composição é utilizado o agente causador da doença em uma das três formas: alterado, morto ou em partículas. 

 Como nosso organismo acha que está combatendo a doença, produz anticorpos contra as bactérias, nos assegurando uma proteção importante.

Ela faz a proteção contra doenças causadas por quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W-135 e Y. Essa bactéria, além da meningite, pode causar um quadro mais letal quando atinge a corrente sanguínea.

O que é a meningite?

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo, que é composto pelo bulbo, cérebro e cerebelo. Ela é causada por diferentes tipos de agentes infecciosos, tais como: bactérias, helmintos, fungos, protozoários e vírus. As maneiras de contágio da doença variam, fazendo com que a meningite possa ser transmitida pelo contato com secreções expelidas durante a fala, espirro ou tosse de uma pessoa infectada.

Quem pode tomar a vacina?

A vacina é recomendada para crianças e adolescentes. Adultos e idosos também podem tomar, em caso de situação epidemiológica. Confira abaixo as indicações de dose da vacina, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). 

  • Crianças: 1ª dose aos 3 meses, e a 2ª dose aos 5 meses de vida. Após isso, devem ainda ser aplicadas 3 doses de reforço, sendo: a 1ª quando a criança tem entre 12 e 15 meses de vida, a 2ª dose entre 5 e 6 anos e a 3ª, aos 11 anos.
  • Adolescentes: apenas em adolescentes que não receberam quando crianças. São 2 doses, com intervalo de 5 anos entre uma e outra.
  • Adultos: indicada somente em casos de risco epidemiológico ou dependendo da situação de saúde do indivíduo. É necessária apenas uma dose.

A aplicação dessa vacina pode gerar algumas reações, sendo muito comum: perda de apetite, irritabilidade, dor de cabeça, febre, e inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local de aplicação da injeção. 

Conheça a IMOVAC

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte