Vacina de gripe e coronavírus

Desde que a pandemia do novo Coronavírus começou, surgiram dúvidas sobre a relação entre a já conhecida gripe e a Covid-19. Entre elas: qual a diferença entre as duas infecções?

Apesar de serem causadas por vírus diferentes, a gripe pelo vírus influenza e a Covid-19 pelo SARS-CoV-2, ambas podem apresentar sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico.

A Covid-19 pode começar com sintomas leves como febre e tosse seca, podendo progredir para uma dificuldade respiratória, que é um sintoma que indica que você deve procurar com urgência um atendimento. Os idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e cardiopatias, têm maior risco de evolução de forma grave e, inclusive, de óbito.

Já a gripe é causada pelo vírus da Influenza, muito comum em períodos de frio e transição de temperatura. Ela pode se manifestar com dor de garganta, febre, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga, mal-estar e calafrios. Esses sintomas geralmente desaparecem após uma semana. No entanto, a tosse, que normalmente surge à medida que a doença progride, pode permanecer por algumas semanas.

Em locais onde ambos os vírus estão circulando simultaneamente é muito difícil distinguir clinicamente quem é o causador da infecção respiratória do paciente. Portanto, a recomendação é manejar os indivíduos com sintomas respiratórios de forma semelhante até que se tenha a definição do diagnóstico, o que só pode ser realizado através de exames laboratoriais específicos.

As formas de se prevenir contra essas doenças e evitar sua transmissão também são semelhantes. Alguns cuidados devem ser tomados:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na ausência desses, higienizar utilizando álcool em gel 70%;
Ao tossir e espirrar, cubra o nariz e a boca utilizando um lenço ou então a parte interna do seu cotovelo (ao utilizar um lenço, descarte-o em seguida e higienize as mãos);
Se estiver doente, permaneça em casa;
Mantenha os ambientes arejados;
Evite tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos sem a devida higienização;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e pratos;
Higienize objetos que são manuseados com frequência, como celulares;
Mantenha-se a uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas que apresentem sintomas dessas doenças;

Pontos importantes:
– Não é recomendada a aplicação das vacinas simultaneamente, uma vez que não há estudos sobre a administração dos dois imunizantes juntos. Se a data marcada para sua vacina contra Covid-19 for no mesmo período da gripe, priorize a da Covid-19.
– A vacina de gripe protege contra o vírus Influenza evitando casos graves e mortes causados por ele, mas NÃO oferece nenhuma imunização contra o Coronavírus.
– Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Ou seja, se tomar a vacina contra a Influenza, espere 14 dias para tomar a da Covid-19. Se tomar primeiro a da Covid-19, 1ª ou 2ª dose, espere mais 14 dias para tomar a da Influenza (é importante que você leve o seu cartão de vacinas no dia em que for se vacinar para ajudar no controle do profissional de saúde).
– Se estiver com diagnóstico ou com suspeita de Covid-19, adie a sua vacinação até a sua recuperação total ou pelo menos, 28 dias após o início dos sintomas ou do teste positivo para Coronavírus, caso seja assintomático.
– Se você pertence a um dos grupos prioritários que já foi vacinado contra a Covid-19, mas perdeu a data do seu grupo de vacinação contra a Gripe (Influenza), você deve ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para receber a vacina contra Gripe (Influenza).

É muito importante não negligenciar sintomas respiratórios e fique atento às evoluções e agravamentos dos mesmos. Caso apresente alguma complicação, procure atendimento médico.

A IMOVAC disponibiliza aos seus clientes a vacina de prevenção contra a gripe. Temos uma equipe de especialistas em imunologia para garantir saúde e qualidade de vida para toda a sua família.

Entre em contato com nossa equipe e marque uma consulta!

Fonte:

https://portal.fiocruz.br/pergunta/posso-tomar-vacina-de-gripe-com-da-covid-19
https://www.saude.mg.gov.br/gripe
https://www.materdei.com.br/fique-por-dentro-imprensa/fique-seguro-saiba-as-diferencas-entre-gripe-e-covid-19