Vacinação e alergias: benefícios e indicações

O uso da vacina contra alergias é uma forma eficaz de tratamento conhecido como imunoterapia. No tratamento é considerado o histórico de cada paciente e o resultado dos testes alérgicos para aplicar doses do alérgeno que causa o problema. 

O que é alergia?

A alergia é uma reação exagerada e anormal do sistema de defesa da pessoa, que tem predisposição genética, após entrar em contato com determinados alérgenos, como ácaros, pólens, fungos, alimentos, medicamentos e insetos. 

Dessa maneira, o indivíduo produz o anticorpo Imunoglobulina E, ou IgE, e se torna sensível ao alérgeno. Isso desencadeia diversos sintomas que afetam a qualidade de vida da pessoa. 

Como funciona a imunoterapia?

São aplicadas doses do alérgeno em doses e concentrações crescentes até a concentração ideal de manutenção. Para isso, é avaliado o histórico de cada paciente. Só o Médico Alergista está capacitado para esta avaliação.

Quais os benefícios?

A imunoterapia traz diversas vantagens que melhoram a qualidade de vida da pessoa. Com o tratamento prolongado e personalizado para cada paciente, é possível reduzir de forma gradativa os sintomas em indivíduos com rinite e asma, por exemplo, e impedir as reações alérgicas mais graves, que costumam causar bastante incômodo.  

Quais as indicações?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunoterapia é uma forma de tratamento recomendada para pacientes com reações graves a insetos, rinite, asma, conjuntivite e sensibilizados a alérgenos ambientais.

Vale destacar que a imunoterapia deve ser indicada de forma criteriosa e responsável.

Fontes

https://saude.abril.com.br/blog/experts-na-infancia/vacina-contra-alergias-beneficios-limitacoes-e-indicacoes/