Vacinas recomendadas para grávidas

Redobrar os cuidados com a saúde especialmente durante a gravidez é muito importante para evitar doenças para a gestante e o bebê. Na gravidez, o sistema imunológico da mãe tende a ficar mais vulnerável e, com isso, ela fica suscetível às infecções por vírus ou bactérias.

Já o sistema de defesa do bebê usa os anticorpos recebidos, por meio da placenta e/ou leite materno, da mãe. Isso ocorre até que ele produza os seus próprios agentes de defesa, que são estimulados pela vacinação.  

O acompanhamento médico constante, incluindo a vacinação em dia, é fundamental para a saúde tanto da grávida quanto do seu filho. Vale destacar a importância de considerar para o esquema de vacinação o histórico de cada mulher e a avaliação do profissional de saúde que está acompanhando a gestação.

Além disso, uma alimentação saudável e equilibrada aliada à prática de exercícios contribuem bastante para a saúde da mãe e do bebê. Confira a seguir as vacinas e as doses recomendadas para as grávidas.

Hepatite B: recomenda-se três doses após o primeiro trimestre, caso a mulher não tenha sido vacinada antes da gravidez. O intervalo entre as doses é de um mês entre a primeira e a segunda, e de seis meses entre a primeira e a terceira.

Dupla Adulto (dT): ajuda na prevenção de difteria e tétano e o indicado são três doses, considerando a situação prévia de imunização da grávida. As doses da dT têm um intervalo de 60 dias entre elas.

Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa): vacina que previne difteria, tétano e coqueluche é fundamental para reduzir a mortalidade em recém-nascidos, já que eles ainda não estão protegidos contra a doença. Por isso, a importância de vacinar as mães para que elas ajudem a passar proteção aos seus bebês.

Recomenda-se uma dose a partir da 20ª semana ou no puerpério, período de até 45 dias após o parto.  É importante destacar que a vacina precisa ser repetida a cada gestação.

Influenza: vacina protege contra diversos tipos de vírus influenza, que causam a gripe. Recomenda-se uma dose anualmente em qualquer momento da gestação, mas principalmente durante o primeiro trimestre da gravidez.

Fontes

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/11/26/a-importancia-da-vacinacao-durante-a-gravidez.ghtml

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/50167-vacinacao-durante-a-gravidez-protecao-para-a-mae-e-para-o-bebe