Vacinas recomendadas para idosos

Manter a vacinação do idoso em dia é fundamental para protegê-los de várias doenças, como gripe, pneumonia pneumocócica e hepatite. Recomenda-se oito vacinas para pessoas a partir dos 60 anos. São elas: gripe, pneumonia pneumocócica, tétano, difteria, hepatite, febre amarela, tríplice viral, herpes zóster e meningite meningocócica.

O Ministério da Saúde oferece gratuitamente algumas delas, mas existem outras que só estão disponíveis em clínicas particulares (pneumonia pneumocócica, herpes zóster, meningococo e hepatite A, por exemplo). Confira a seguir as vacinas e as doses recomendadas para os idosos.

Hepatite

A vacina contra hepatite B, ou a combinada A e B, é realizada em três doses, em um esquema 0 – 1 – 6 meses. No caso da vacina contra hepatite A, ela pode administrada em duas doses, com intervalo de 6 meses.

A vacina contra hepatite B é disponibilizada gratuitamente pelo SUS, enquanto a hepatite A somente pode ser encontrada em clínicas particulares de imunização.

Febre Amarela

Recomenda-se apenas uma dose para a vida toda a partir dos 9 meses, mas as pessoas que não estejam imunizadas precisam tomar a dose nas seguintes situações: residam ou viajem para uma região de risco (zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país, por exemplo) ou países com casos de febre amarela, como países africanos e Austrália. A vacina também está disponível gratuitamente pelo SUS.

Dupla Adulto (dT)

A vacina protege contra as infecções por tétano, doença infecciosa que pode levar à morte, e a difteria, muito contagiosa.

Recomenda-se a vacinação de 10 em 10 anos, como reforço para pessoas que foram vacinadas na infância. Para idosos que não foram vacinados, o recomendado é fazer o esquema de três doses com um intervalo de 2 meses entre cada e depois fazer o reforço a cada 10 anos. A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde.

Pneumocócica 13 e 23 Valente

A vacina previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo. Há dois tipos desta vacina para os idosos: Polissacarídica 23-valente (VPP23), com 23 tipos de pneumococos, e a Conjugada 13-valente (VPC13), 13 tipos.

É realizado um esquema com três doses: começa com a VPC13, seguida, após seis a doze meses, da VPP23, e uma outra dose de reforço da VPP23 após 5 anos. 

A vacina é oferecida gratuitamente (a VPC10, com apenas 10 tipos de pneumococos) para idosos com maior risco de infecção, que vivem em casas de repouso comunitárias. Já os demais podem ser vacinados em clínicas particulares.

Influenza

A vacina contra a gripe é oferecida anualmente e de forma gratuita, com 3 tipos de vírus. Nas clínicas particulares encontra-se a vacina com 4 tipos de vírus. É muito importante estar com a vacina em dia, já que o vírus da Influenza sofre mutações e pode se tornar resistente. 

Vacina meningocócica

Esta vacina protege contra a bactéria Neisseria meningitidis, conhecida também como Meningococo. Ela é capaz de se espalhar pela corrente sanguínea e causar infecções graves, como a meningite e a meningococcemia.

É realizada uma dose única, em casos de epidemias. A vacina está disponível somente em clínicas privadas de imunização.

Vacina contra herpes zóster

É uma doença causada pela reativação do vírus da catapora que pode permanecer alojado por muitos anos nos nervos do corpo. Podem surgir pequenas bolhas avermelhadas na pele e muito dolorosas. 

Recomenda-se uma dose única e ela pode ser aplicada em clínicas particulares de vacinação.

Vacina tríplice viral

Essa é a vacina que protege contra os vírus do sarampo, caxumba e rubéola. Recomenda-se apenas duas doses ao longo da vida, com intervalo mínimo de um mês.

Ela não está disponível gratuitamente para idosos, exceto em períodos de campanhas.

Fonte

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao
https://www.tuasaude.com/vacina-do-idoso/