Hepatite A e B Adulto
A Vacina contra as Hepatites A e B é uma ótima opção de vacina para quem ainda não foi imunizado contra os dois tipos de hepatite.
As pessoas infectadas pelo vírus da hepatite A transmitem o vírus por muito tempo, e a sua eliminação pelas fezes pode contaminar objetos, água e alimentos, o que pode infectar outras pessoas.
Hepatites causadas pelos vírus das Hepatites A e B.
Intramuscular.
Ela pode ser encontrada na Imovac, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação. Esta vacina não é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde.
Crianças a partir dos 12 meses, adolescentes, adultos. Idosos em situações de risco aumentado (surtos, contactantes de doentes com Hepatite A).
Esta vacina está contraindicada para aquelas pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer substância da vacina ou causada por dose anterior e para pessoas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com antígenos do vírus da Hepatite B.
Possíveis Reações:
Reações muito comuns: dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento no local da injeção, cansaço, irritabilidade/agitação, perda de apetite.
Reações comuns: mal-estar, dor de cabeça, náusea, vômito, sonolência.
Reações incomuns: febre.
Reações raras: calafrios, dor muscular, dor nas articulações, aumento ou surgimento de “gânglios” próximo à região do local da vacinação (linfadenopatia), reações alérgicas, hipotensão, síncope vasovagal (desmaio), púrpura trombocitopênica*.
O desmaio geralmente está associado ao quadro de ansiedade/medo de injeção, conhecido como reação psicogênica.
*A púrpura trombocitopênica são manchas roxas ou avermelhadas na pele e diminuição da contagem de plaquetas. Evento muito raro e até hoje não foi bem estabelecido se esses poucos casos estão de fato relacionados à vacina ou se foram apenas coincidência. Geralmente surgem poucos dias a dois meses depois da vacinação.
Cuidados antes, durante e após a aplicação da Vacina contra as Hepatites A e B:
Febre: Em caso de febre, a vacinação deve ser suspensa e só ser aplicada quando houver melhora.
Ocorrências: Havendo alguma ocorrência mais preocupante e/ou atípica após a vacinação, deve-se avisar imediatamente ao serviço que a realizou.
Se sintomas mais sérios ou insistentes se estenderem por mais de 24 a 72 horas, a pessoa deve ser examinada para verificação de outras causas.
Dor: As dores no local de aplicação podem ser aliviadas com compressas frias. Em caso de dores mais acentuadas, consulte o seu médico para o uso correto de medicação.
Quantas doses tomar?
Crianças e adolescentes a partir de 1 ano e menores de 16 anos, respectivamente, devem tomar duas doses com espaço de seis meses entre elas.
Os adolescentes a partir dos 16 anos, adultos e idosos devem tomar três doses, sendo a segunda administrada um mês após a primeira, e a terceira, cinco meses após a segunda.
Aqueles que têm indicação de dose dobrada, ou esquema de quatro doses, precisam complementar com a vacina hepatite B.
Tem alergia? Veja do que é feita a Vacina contra Hepatite A e B:
É uma vacina inativada, portanto não causa a doença.
A composição é de vírus inativado (morto) da hepatite A, proteína de superfície do vírus da hepatite B, sais de alumínio, formaldeído, sulfato de neomicina, fenoxietanol, polissorbato 20, cloreto de sódio e água para injeção.