Pular para o conteúdo principal
O que é a Vacina contra Hepatite A e B Adulto?

A Vacina contra as Hepatites A e B é uma ótima opção de vacina para quem ainda não foi imunizado contra os dois tipos de hepatite.

As pessoas infectadas pelo vírus da hepatite A transmitem o vírus por muito tempo, e a sua eliminação pelas fezes pode contaminar objetos, água e alimentos, o que pode infectar outras pessoas.

Quais doenças ela previne?

Hepatites causadas pelos vírus das Hepatites A e B.

Como é aplicada?

Intramuscular.

Onde pode ser encontrada?

Ela pode ser encontrada na Imovac, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação. Esta vacina não é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde.

Indicação:

Crianças a partir dos 12 meses, adolescentes, adultos. Idosos em situações de risco aumentado (surtos, contactantes de doentes com Hepatite A).

Contraindicações da Vacina contra as Hepatites A e B:

Esta vacina está contraindicada para aquelas pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer substância da vacina ou causada por dose anterior e para pessoas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com antígenos do vírus da Hepatite B.

Possíveis Reações:

Reações muito comuns: dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento no local da injeção, cansaço, irritabilidade/agitação, perda de apetite.

Reações comuns: mal-estar, dor de cabeça, náusea, vômito, sonolência.

Reações incomuns: febre.

Reações raras: calafrios, dor muscular, dor nas articulações, aumento ou surgimento de “gânglios” próximo à região do local da vacinação (linfadenopatia), reações alérgicas, hipotensão, síncope vasovagal (desmaio), púrpura trombocitopênica*.

O desmaio geralmente está associado ao quadro de ansiedade/medo de injeção, conhecido como reação psicogênica.

*A púrpura trombocitopênica são manchas roxas ou avermelhadas na pele e diminuição da contagem de plaquetas. Evento muito raro e até hoje não foi bem estabelecido se esses poucos casos estão de fato relacionados à vacina ou se foram apenas coincidência. Geralmente surgem poucos dias a dois meses depois da vacinação.

Cuidados antes, durante e após a aplicação da Vacina contra as Hepatites A e B:

Febre: Em caso de febre, a vacinação deve ser suspensa e só ser aplicada quando houver melhora.  

Ocorrências: Havendo alguma ocorrência mais preocupante e/ou atípica após a vacinação, deve-se avisar imediatamente ao serviço que a realizou.
Se sintomas mais sérios ou insistentes se estenderem por mais de 24 a 72 horas, a pessoa deve ser examinada para verificação de outras causas.

Dor: As dores no local de aplicação podem ser aliviadas com compressas frias. Em caso de dores mais acentuadas, consulte o seu médico para o uso correto de medicação.

Quantas doses tomar?

Crianças e adolescentes a partir de 1 ano e menores de 16 anos, respectivamente, devem tomar duas doses com espaço de seis meses entre elas.

Os adolescentes a partir dos 16 anos, adultos e idosos devem tomar três doses, sendo a segunda administrada um mês após a primeira, e a terceira, cinco meses após a segunda.

Aqueles que têm indicação de dose dobrada, ou esquema de quatro doses, precisam complementar com a vacina hepatite B.

Tem alergia? Veja do que é feita a Vacina contra Hepatite A e B:

É uma vacina inativada, portanto não causa a doença.

A composição é de vírus inativado (morto) da hepatite A, proteína de superfície do vírus da hepatite B, sais de alumínio, formaldeído, sulfato de neomicina, fenoxietanol, polissorbato 20, cloreto de sódio e água para injeção.

Contato
Fale Conosco