Pular para o conteúdo principal
O que é a Vacina contra Hepatite A Infantil?

A Vacina contra Hepatite A combate o vírus da hepatite A, uma doença que pode evoluir para a forma fulminante podendo levar à morte.

Quais doenças ela previne?

Hepatite A.

Como é aplicada?

Intramuscular.

Onde pode ser encontrada?

Ela pode ser encontrada na Imovac, com atendimento domiciliar, nas clínicas privadas de vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde.

Indicação:

Qualquer pessoa a partir dos 12 meses de vida.

Contraindicações da Vacina contra a Hepatite A:

A vacina contra a Hepatite A está contraindicada para quem teve reação anafilática a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Possíveis Reações:

Reações muito comuns: irritabilidade, dor de cabeça, cansaço, dor e vermelhidão no local da injeção.

Reações comuns: perda de apetite, sonolência, dor abdominal, diarreia, náusea, vômito, inchaço, mal-estar, febre, endurecimento no local da injeção.

Reações incomuns: otite, sinusite, dor de garganta, rinite, tontura, erupções na pele, dor muscular, rigidez muscular, dor nas articulações (quadro semelhante à gripe) e insônia.

Reações raras: diminuição da sensibilidade, dormências, coceira, calafrios, síncope vasovagal (desmaio). Esse evento adverso foi raramente notificado, com base em notificação espontânea, pós comercialização. Esse tipo de evento geralmente está associado ao quadro de ansiedade/medo de injeção, conhecido como reação psicogênica.

Cuidados antes, durante e após a aplicação da Vacina contra Hepatite A:

Febre: Apresentando febre alta, aguardar a melhora para realizar a vacinação.

Ocorrências: Ao apresentar ocorrências graves ou inesperadas depois da aplicação, o serviço que realizou a vacinação deve ser informado.

Dor: As dores no local de aplicação podem ser aliviadas com compressas frias. Nos casos de dores mais acentuadas, consulte o seu médico para o uso correto de medicação.

Ocorrências Prolongadas: Caso haja o prolongamento dessas ocorrências por mais de 72 horas, o paciente deve procurar o médico.

Quantas doses tomar?

São indicadas duas doses da vacina com seis meses de intervalo entre elas.

A aplicação rotineira aos 12 e 18 meses - ou o quanto antes, caso a vacinação não aconteça nessas idades - é aconselhada pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm).

Na rede pública, é aplicada apenas uma dose aos 15 meses de idade. Caso a criança não receba a vacina nesta idade, ela pode ser feita até 5 anos incompletos pelo Programa Nacional de Imunizações.

Tem alergia? Veja do que é feita a Vacina contra Hepatite A:

È uma vacina inativada, então não causa a doença.

A composição da vacina difere de uma fabricante para a outra:

GSK - Excipientes: hidróxido de alumínio, polissorbato 20, aminoácidos, fosfato dissódico, fosfato monopotássico, cloreto de sódio, cloreto de potássio e água para injeção. Resíduo: sulfato de neomicina.

MSD - Excipientes: sulfato de hidroxifosfato alumínio amorfo, borato de sódio, cloreto de sódio e água para injetáveis.

Contato
Fale Conosco