Cuide do seu coração

A partir dos 40 anos as veias e as artérias tendem a perder a elasticidade. Com os vasos sanguíneos mais rígidos, a pressão arterial aumenta. De cada dois brasileiros com mais de 50 anos, um é vítima da hipertensão arterial. A hipertensão é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, uma vez que provoca lesões nas artérias. As gorduras circulantes se depositam aí, o que aumenta a probabilidade de um infarto. A pressão alta também pode levar a um derrame quando uma artéria se rompe. Já se considera alta uma pressão superior a 13 por 8,5. A hipertensão é uma doença que tem um forte componente genético, mas ela pode não se manifestar caso se adote hábitos de vida saudáveis, como manter o peso sob controle, não fumar, moderar o consumo de sal, praticar exercícios físicos regularmente e controlar o estresse. Existem atualmente mais de cinqüenta substâncias capazes de estabilizar a pressão. Procure um Cardiologista.

Com a queda no ritmo do metabolismo, os riscos de depósito de gordura nos vasos sanguíneos ficam aumentados, o que pode levar a doenças cardiovasculares.

Depois dos 50 anos, o músculo cardíaco fica menos elástico – as atividades corriqueiras passam a exigir um esforço muito maior do coração.

A prática regular de exercícios físicos é uma espécie de elixir da juventude. Ela faz com que se viva por mais tempo e com mais disposição. Assim, comece a se mexer e encare a prática regular de exercícios físicos como uma forma de “tratamento para viver mais e melhor”.

Depois de 25 anos de estudos com o acompanhamento de 17000 estudantes recém-saídos da faculdade, pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram à conclusão de que para cada hora dedicada à atividade física, vive-se duas horas a mais.

O sedentarismo está relacionado a 37% dos óbitos por câncer, a 54% das mortes por doenças cardiovasculares e a 50% dos derrames fatais.

Os exercícios aeróbicos, como pedalar, caminhar e dançar, ajudam a manter o tônus do músculo cardíaco, impedindo a perda da elasticidade.

As atividades desse tipo aumentam ainda o fluxo sanguíneo, preservando a integridade das veias e das artérias e dificultando o depósito de gordura na parede dos vasos.

A musculação treina o coração para os esforços intensos.

Conscientize-se e comece.