Vacinas importantes para a volta às aulas

Com o fim do carnaval, finalmente começa o ano para muitas pessoas e isso inclui muitas crianças, pois muitas escolinhas só começam a cobrar presença depois do feriado. Se preparar para às voltas aulas envolve a compra de materiais escolares, do uniforme e da escolha de transporte mais adequado à rotina da criança. É nesse momento super corrido, que muitos pais acabam por esquecer o que é mais importante: a saúde dos filhos.

O período de volta às aulas é um momento importante para que os pais fiquem atentos à atualização da caderneta de vacinação dos filhos. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) reforça que a vacinação é uma das medidas mais importantes e eficazes de prevenção por estimular o sistema imunológico na produção de anticorpos que destroem os microorganismos invasores. A medida evita a ocorrência de doenças entre crianças e adolescentes dentro e fora do ambiente escolar.

Os pais devem se informar sobre as vacinas indicadas para a idade do seu filho, assim como, sobre as campanhas locais contra vírus sazonais com risco elevado de contágio. A atualização da caderneta de vacina pode ser feita em qualquer posto público de saúde. É importante lembrar que a carteirinha de vacinação é um documento tão importante quanto o próprio RG, e por isso, deve ser bem conservado durante toda a vida das crianças vacinadas.

As crianças são mais vulneráveis à infecções, visto que seu sistema imunológico ainda não está completamente formado ou preparado para defender o organismo. O caso é mais delicado ainda antes dos 2 anos, pois nessa época as mãos costumam estar sempre na boca e outras superfícies que não estão desinfectadas são lambidos pelo bebê, o que pode ocasionar o contágio de doenças infecciosas. Mas de forma alguma essa interação infantil que a pré-escola e a escolinha proporcionam deve ser evitada.

Não podemos deixar de mencionar que o ideal é que os funcionários, profissionais e colaboradores da creche/escola também devem estar devidamente vacinados. Os adultos podem ter contato com vírus e não desenvolverem a doença por já estarem protegidos pelo sistema imunológico, mas podem transmitir para as crianças,
sendo, veículos de infecções entre crianças. Para quem convive diariamente com crianças, as vacinas a serem tomadas são:

  • Catapora;
  • Meningite;
  • Gripe;
  • Tríplice Viral;
  • Tríplice Bacteriana;
  • Hepatites;
    Entre outras.

Nesse site, você encontra um calendário atualizado com as vacinas indicadas para cada faixa etária:

https://www.vacina2020.com.br/calendario-de-vacinacao-sp-2020/

Prevenir é a melhor maneira de cuidar, principalmente de quem você mais ama! 😉

Fontes

  • https://www.saude.ce.gov.br/2019/07/30/volta-as-aulas-e-oportunidade-para-atualizar-caderneta-vacinal/
  • https://www.alphaimune.com.br/saude/volta-as-aulas-exige-vacinacao-em-dia