O Esquema de vacinação contra a gripe mudou

Campanha da Vacinação contra a Gripe é alterada no Rio de Janeiro

Começou no último dia 23 de março a Campanha de Vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro e, por conta do avanço do Covid-19 e da alta procura de pessoas do grupo de risco, ela precisou ser alterada.

Antes, a vacinação seria concentrada nos idosos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas, como as respiratórias por exemplo. Desde o último dia 25 de março essa prioridade mudou para atender por faixa etária. Como a demanda foi muito grande, a Secretária de Saúde do Estado do Rio precisou adaptar a campanha para preservar a população e garantir o bem estar de todos, já que não pode haver aglomeração, um dos principais fatores para a transmissão do novo coronavírus.

Entre os dias 25 e 28 de março, o grupo prioritário eram as pessoas com 80 anos ou mais. Desde o último dia 30 até 3 de abril devem se vacinar idosos entre 70 e 79 anos. De 6 a 14 de abril é a vez de pessoas entre 60 e 69 anos. Para aqueles que não se vacinaram, a partir do dia 15 de abril a vacinação será destinada a todos os maiores de 60 anos.

É importante lembrar que no dia 16 de abril começa a vacinação para outros grupos, principalmente os de risco em relação ao Covid-19. O público-alvo passam a ser professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, asma, etc. A partir do dia 9 de maio, crianças a partir dos 6 meses até 6 anos incompletos, adultos entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade podem se vacinar. O Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe acontecerá no 9 de maio. Neste dia, os postos de saúde e outros pontos oferecerão a vacina para o público-alvo, em todo o Brasil. Na rede particular a vacina também está disponível para quem tiver interesse.

Fontes:

  • https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-vacinacao-gripe-rio-de-janeiro-alteracao/
  • https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-contra-gripe-2020-quando-cada-grupo-pode-tomar-a-vacina/