Vacinação e a importância para a saúde da população

Você sabe qual é a importância da vacinação? A imunização contribui para reduzir a quantidade de casos de doenças infecciosas na população, diminuir o número de hospitalizações e gastos com medicamentos, além de reduzir a mortalidade e ajudar a erradicar doenças.

A vacina desempenha um papel muito relevante no combate a doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Por conta da vacinação em massa, conseguiu-se reduzir de forma significativa muitas doenças que eram comuns tanto no país quanto no mundo e, em alguns casos, algumas doenças foram erradicadas, como é o caso da varíola e da poliomielite no Brasil.

A imunização estimula o sistema de defesa da pessoa a produzir os anticorpos necessários para proteger contra uma doença específica. Ela possui versões atenuadas (vírus ou bactéria enfraquecidos) ou versões inativas (vírus ou bactéria mortos) dos agentes agressores ou dos agentes semelhantes aos microrganismos causadores da doença, ou das toxinas e componentes desses microorganismos. 

Com a vacina, nosso organismo passa a produzir anticorpos contra o agente agressor, chamado de antígeno, uma substância capaz de se ligar a um anticorpo. Também são criadas células de memória, que produzem anticorpos de uma forma mais rápida ao serem expostas novamente ao mesmo agente agressor (antígeno). Ou seja, a vacina é uma forma de imunização ativa, já que estimula o organismo a produzir substâncias de defesa.

O sistema imunológico de uma pessoa imunizada consegue atuar de uma maneira mais rápida e eficaz no combate à doença. A vacina é uma das formas mais relevantes de prevenção, sendo ainda mais importante antes do contágio. Por isso, fique atento para estar com todas as vacinas em dia.

Fontes

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/vacine-se

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1263-vacinas-as-origens-a-importancia-e-os-novos-debates-sobre-seu-uso?showall=1&limitstart=
https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-vacinacao.htm
https://www.saude.gov.br/noticias/745-acoes-e-programas/vacinacao/40603-importancia-da-vacinacao