Novembro Azul: calendário de vacinação para o homem

O Novembro Azul é uma campanha mundial voltada para a conscientização do câncer de próstata, que é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Além do reforço ao diagnóstico precoce deste mal, a campanha traz consigo um debate importante sobre os cuidados com a saúde do homem, que passa necessariamente pelos cuidados com a saúde e atenção com o calendário de vacinação deste público.

Você sabe quais são as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)? Abaixo detalhamos algumas das mais importantes vacinas para você conferir se está em dia com elas.

Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)

É considerado protegido o homem que tenha recebido duas doses da vacina tríplice viral acima de 1 ano de idade, e com intervalo mínimo de um mês entre elas.

Hepatites A, B ou A e B

Homens não imunizados anteriormente para as hepatites A e B devem ser vacinados. A vacina combinada para as hepatites A e B é uma opção e pode substituir a vacinação isolada para as hepatites A e B.

HPV

A vacina HPV tetravalente está licenciada e recomendada para meninos e jovens de 9 a 26 anos de idade. Entretanto, homens com mais de 26 anos também podem ser beneficiados com a vacinação, sendo sua indicação um critério médico.

Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) / Difteria, Tétano e Coqueluche + Dupla adulto (dT) / Difteria, Tétano

A vacina está recomendada mesmo para aqueles que tiveram a coqueluche, já que a proteção conferida pela infecção não é permanente. O uso da vacina dTpa, em substituição à dT, tem como objetivo proteger aquele que recebeu a vacina, mas também objetiva a redução da transmissão da Bordetella pertussis, principalmente para suscetíveis com alto risco de complicações, como os lactentes.

Varicela (catapora)

Uso em imunodeprimidos. Consulte os Calendários de vacinação SBIm para pacientes especiais.

Influenza (gripe)

Desde que disponível, a vacina influenza tetravalente (encontrada somente em clínicas particulares) é preferível à vacina influenza trivalente (encontrada nos postos de saúde) , por conferir maior cobertura das cepas circulantes.

Meningocócica conjugada ACWY

Uma dose. A indicação da vacina, assim como a necessidade de reforços, dependerão da situação epidemiológica.

Meningocócica B

Duas doses com intervalo de um mês. Seu uso deve ser avaliado conforme a situação epidemiológica.

Pneumocócicas

Recomendadas para homens a partir de 60 anos e portadores de risco aumentado para Doença Pulmonar Infecciosa. Para o esquema sequencial das vacinas pneumocócicas, consulte o Calendário SBIm de vacinação do idoso e os Calendários de vacinação SBIm pacientes especiais.

Herpes Zóster

Recomendada para homens a partir de 60 anos de idade, dose única. Vacina licenciada a partir dos 50 anos. Recomendada mesmo para aqueles que já apresentaram quadro de herpes zóster. Nesses casos, aguarde o intervalo de um ano, entre o quadro agudo e a aplicação da vacina.

Agora que você já sabe o calendário vacinal do homem, que tal consultar o seu médico para um check up e saber quais são indicadas para o seu histórico?

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata

http://www.saudebrasilnet.com.br/Arquitetura/PDFs/calendario-20-59-homem.pdf