Dezembro Laranja – Mês de conscientização sobre o câncer de pele

Dezembro é o mês de conscientização contra o câncer de pele, um dos tipos mais comuns da doença. Esse ano, por conta da pandemia, toda a campanha é feita de forma digital, mas sem deixar de lado as orientações necessárias, para todas as idades.

Na campanha deste ano, as crianças e os adolescentes se tornaram os porta-vozes, ressaltando a importância de proteção e prevenção desde a primeira etapa da vida. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a cada ano aproximadamente 200 mil novos casos de câncer de pele de todos os tipos atingem os brasileiros. Acabam sendo mais comuns que outros tipos de câncer, como de próstata, mama e pulmão. Para a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é importante que cada caso seja visto com atenção, respeitando suas peculiaridades, por um resultado mais seguro.

Para os cuidados recomendados, e buscando proteção desde a infância, é fundamental usar protetor solar com FPS maior que 30, usar óculos de sol e roupas com proteção UV, bonés e chapéus e realizar a reaplicação do protetor solar com bastante frequência . Ao longo da vida os efeitos do sol em excesso podem ser irreversíveis, por isso é importante ficar atento aos sinais! Se por acaso perceber manchas que crescem com o tempo ou feridas que não cicatrizam, procure o seu médico.

Tipos mais comuns de câncer de pele:

Carcinoma basocelular: corresponde a cerca de 70% dos casos. Observe o surgimento de lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que podem crescer de forma lenta e sangram com facilidade.

Carcinoma espinocelular: corresponde a cerca de 20% dos casos. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas e podem provocar dor e possuem sangramentos.

Câncer de pele melanoma: é o mais grave, mesmo representando apenas 10% dos casos. Provoca o espalhamento do tumor na pele para outros órgãos, e pode levar ao óbito. É caracterizado por pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato rápido.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a campanha do Dezembro Laranja há sete anos. A ideia é educar e conscientizar a população do nosso país, que tem um vasto litoral e que tem o costume de frequentar a praia. A proteção é para todas as idades, mas é na infância que todos esses cuidados podem fazer a diferença para uma vida adulta sem complicações. 

Em casos de dúvidas, acesse o site da SDB e procure sempre seu médico dermatologista. A sua saúde é prioridade!

Fontes

https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/sobre/