A importância da Vacina contra Hepatite B

Eliminar as hepatites virais até 2030: esse é um compromisso que o Brasil assumiu com a Organização Mundial da Saúde em 2016. Responsáveis por 1,3 milhão de mortes por ano, tivemos no Brasil, em 2019 37.773 casos de hepatites, podendo ser dos tipos A, B, C, D e E. Somente a Hepatite B teve 13.971 casos registrados no mesmo ano, seguida pela Hepatite C, com 22.747. 

Esses números são um grande desafio para o Ministério da Saúde, principalmente considerando que a Hepatite B é uma doença de fácil prevenção e com vacinação disponível!

Mas o que é a Hepatite B?

A Hepatite B é uma doença infecciosa, que causa alterações no fígado e pode levar a um comprometimento grave do órgão nos casos mais graves. Ela é considerada uma doença sexualmente transmissível por conta do seu contágio ser feito por meio de fluidos corporais infectados, como sangue, sêmem, etc. 

Os sintomas geralmente aparecem entre 1 e 3 meses da contaminação, mas a infecção também pode ser assintomática. Dentre estes estão: enjoo, vômito, cansaço, febre baixa, falta de apetite, dor abdominal, dor nas articulações. Em casos mais graves, onde o fígado já está afetado, os olhos e a pele podem ficar amarelados.

Como já falamos, a prevenção é simples! A vacina é tomada em 3 doses, ainda quando se é um bebêzinho. A primeira dose deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido, a segunda no mês seguinte e a terceira quando o bebê fizer seis meses. Se você não tomou quando bebê ou quando criança e tem uma vida sexual ativa é muito importante se informar e procurar tomar a vacina!

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/21/mesmo-sendo-diferentes-hepatites-virais-somam-40-mil-casos-no-brasil.htm
https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vivamaissus/hepatite_interna.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/51vacinacao.html

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/imuniza%C3%A7%C3%A3o/vacina-contra-hepatite-b-hepb