Blog
5 dicas para melhorar sua imunidade com a alimentação
O verão termina nos próximos dias e com a chegada do outono, além da mudança de temperatura, precisamos ficar atentos à rotina de imunidade. No geral, entre estações é bem comum que o corpo sinta a diferença, o que pode acabar provocando, principalmente, gripes e resfriados.
E como a nossa alimentação é super importante no processo de fortalecimento da saúde, podemos combiná-la com o consumo de alimentos que vêm enriquecer o nosso dia a dia e o sistema imune. Também não podemos esquecer do momento atual, onde devemos nos proteger contra o contágio da Covid-19 e das consequências da doença.
Vamos às dicas!
Dica 1 – Variedade: Alimentos ricos em minerais como zinco, selênio, ferro e cobre e em vitaminas A, C, D, E e complexo B precisam ser presença constante na sua dieta, já que atuam diretamente no fortalecimento da imunidade.
Dica 2 – Equilíbrio: combine a ingestão entre frutas e vegetais coloridos, alimentos antioxidantes e com nutrientes associados. Além disso, proteínas, gorduras e carboidratos em quantidades equilibradas ajudam na imunidade, mas também no peso saudável e ideal.
Dica 3 – Hidratação: água e líquidos como sucos, água de coco e vitaminas ajudam na saciedade, mantendo o corpo hidratado. Para os últimos dias de calor intenso, redobre os cuidados com a ingestão de líquidos.
Dica 4 – Acompanhamento profissional: comer bem e caprichar na ingestão de vitaminas e minerais já é o primeiro passo, mas entenda também, com o seu médico, que outros cuidados é preciso tomar para manter a imunidade em dia, garantindo o controle do seu bem-estar. Contar com a ajuda de um profissional também é importante para afastar falsas receitas e dicas que são compartilhadas, principalmente, por pessoas que não são profissionais, através das redes sociais. Para cada corpo e organismo, existe um cuidado específico.
Dica 5 – Bem-Estar: apesar do momento atual, em que estamos mais tempo em casa e com uma carga de estresse elevada, procure sempre manter a saúde mental em equilíbrio para que o reflexo atinja diretamente outras partes do corpo, inclusive a imunidade.
Cuidar do corpo vai muito além de uma boa alimentação, mas ela é parte importante para manter a sua rotina de imunidade em dia!