Quais são as doenças mais comuns do outono e como se prevenir?

O outono começa amanhã, e com a mudança de estação e de temperatura podem aparecer alguns problemas de saúde, principalmente respiratórios.

Apesar do Brasil, em grande parte, não ter as suas estações bem definidas, no sul e sudeste é comum uma queda de temperatura no período e um clima mais ameno e instável, que atinge diretamente àquelas pessoas com alergias e também, em casos mais extremos, o aparecimento de gripes e resfriados. O momento atual, de pandemia, pede uma redução na circulação de pessoas e o uso de máscara de proteção, mas no geral, no outono a poluição e a proliferação de vírus e bactérias se acentuam. Este é um período onde, segundo especialistas, os pacientes com doenças crônicas relacionadas ao tabagismo costumam sofrer mais. Além deles, pessoas com asma e rinites também. 

É muito importante manter uma rotina de cuidados básicos e você é o principal responsável por elas. Para começar, evite ficar em ambientes fechados e claro, sem nenhum tipo de aglomeração. Para pessoas que sofrem com a asma, por exemplo, procure o seu médico e faça o acompanhamento adequado, além do uso da medicação. É fundamental também acompanhar o calendário de vacinas, que busca prevenir e impedir viroses e gripes. A vacinação é a maior aliada contra grandes surtos de doenças e precisa ser considerada de forma séria pela população em geral.

Os profissionais de saúde também não recomendam a automedicação, muito comum no dia a dia das pessoas. Antes de mais nada, faça o acompanhamento médico dos sintomas apresentados. Somente um profissional pode avaliar o seu quadro específico e, a partir disso, dar as orientações necessárias. 

Os sintomas de doenças mais comuns no período do outono desaparecem após uma semana, em média, tratadas de forma segura e eficaz. Ao longo dos três meses da estação, se cuide e fortaleça a imunidade, já preparando o corpo para o período do inverno, que vem logo em seguida.

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53808-outono-doencas-respiratorias-e-alergias-se-agravam-nesta-estacao