Julho Amarelo: combate às hepatites virais

Julho é o mês de combate às hepatites virais. A campanha é representada pela cor amarela e no próximo dia 28, marcado como Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, os órgãos de saúde se unem para levar informação e conscientização para a população acerca da doença.

Atualmente, estão disponíveis diagnóstico, vacinas e tratamento contra as hepatites A e B, e também diagnóstico para o tipo C, ainda sem vacina disponível. Por ainda ser considerada uma doença grave e de grande número de casos, a hepatite recebe atenção especial dos órgãos de saúde que incentivam os cuidados necessários.

A hepatites é uma doença viral, causada por diversos agentes conhecidos como A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV), presentes em todo o mundo, principalmente em casos de hepatites B e C. O tipo B, por exemplo, ao evoluir pode se tornar um câncer de fígado ou cirrose. Já o tipo C, ainda sem imunizante, é o que mais causa óbitos em nosso país.

A transmissão da doença se dá através de via sanguínea, como em casos de relações sexuais sem uso de preservativo, seringas compartilhadas, objetos cortantes e de mãe para filho, na gravidez.

Por isso é importante ficar de olho no cartão de vacinação e se vacinar! Crianças e adultos, ao longo da vida e em diferentes etapas, podem receber a imunização, além de testes sorológicos rápidos para diagnóstico em casos de suspeita da doença.
A Imovac é especializada em atendimento médico de alergia, imunidade e clínica de vacinação.
Entre em contato agora com a nossa equipe.

Agendar Atendimento

http://www.saude.ba.gov.br/2020/07/08/julho-amarelo-e-o-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais