Dia das Crianças: veja as vacinas que os pequenos não podem deixar de tomar

No mês de outubro, mais conhecido como o mês das crianças, o melhor presente possível para os pequenos é estar com o calendário de vacinas em dia! É fundamental dedicarmos tempo e cuidado para evitar que doenças como as hepatites A e B, tuberculose, difteria e tétano atinjam as crianças.

Então vamos à lista de vacinas:

– BCG: Protege contra formas graves da tuberculose. É aplicada no primeiro mês de vida do bebê, no braço direito. As reações, normais, ocorrem semanas depois. Limpeza local com água e sabão é suficiente para cuidar.

– Hepatite B: Eficaz e segura, seu nível de proteção chega ao nível de 95%. A aplicação é recomendada no primeiro dia de vida, doze horas depois do nascimento. A vacina tem três doses: as duas primeiras com intervalo de um mês, e a terceira, seis meses depois da primeira.

– Hepatite A: No calendário básico de vacinação no Brasil desde 2017, é administrada em dose única para crianças entre 15 e 23 meses.

-Penta / DTP: A proteção nesse caso é contra cinco doenças: hepatite B, coqueluche, tétano, difteria e infecções causadas pela bactéria Haemophilus tipo B. 

As crianças devem tomar aos 2, 4 e seis meses de vida. Os reforços são tomados aos 15 meses e aos quatro anos.

– VIP / VOP: Apesar de ter um nome não muito conhecido pelo público em geral, é extremamente importante e protege as crianças contra a poliomielite/paralisia infantil. Também é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida e os reforços são aos 15 meses e aos 4 anos de idade e durante as campanhas nacionais de multivacinação.

As três primeiras doses são da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e injetáveis (aplicadas diretamente na pele com uma seringa).  Os reforços são do chamado Vírus Atenuado (VOP), em gotinhas.

– Pneumocócica 10-valente: Essa vacina protege as crianças contra dez subtipos da bactéria pneumococo, que pode causar Pneumonia. As doses são aplicadas aos dois e aos quatro meses e o reforço é feito quando a criança completa 12 meses.

– Rotavírus: Tomada em duas doses – aos dois e aos quatro meses -, a vacina deve ser tomada no prazo correto e protege contra uma grave infecção gastrointestinal que pode levar à morte por desidratação.

– Meningocócica C: Aplicada aos três e aos cinco meses de vida, tem um reforço aos 12 meses. Protege contra a Meningite C, doença que pode causar lesões cerebrais permanentes e surdez.

– Febre Amarela: Essa vacina é tomada em dose única, aos nove meses de idade. Há algum tempo existia um reforço aos dez anos, porém, houve uma modificação no esquema vacinal e essa dose extra é levada somente para áreas de risco.

– Tríplice Viral: Protege contra caxumba, rubéola e sarampo. É disponibilizada na rede pública. Devem ser aplicadas duas doses: a primeira aos 12 meses e aos 15 meses. O reforço vem aos quatro e aos seis anos de idade.

– Tetra Viral: Disponível na rede privada, oferece proteção contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora (varicela). É aplicada aos 15 meses, no reforço da Tríplice Viral.

– Influenza: Vacina que protege contra a gripe, deve ser tomada uma vez por ano pelas crianças com idade entre seis meses e cinco anos.

– HPV: Voltada para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 12 e 13 anos. O chamado Vírus do Papiloma Humano (HPV) é transmitido sexualmente e está relacionado ao câncer do colo do útero. A meta com essa imunização é proteger as crianças bem antes do início da vida sexual, e consequentemente, reduzir os índices desse tipo de câncer.

Fique atento às doses e siga o esquema vacinal para garantir que as crianças estejam seguras. No caso dos bebês, não é indicado antecipar as vacinas: nessa etapa eles têm o sistema imunológico frágil e cada imunização deve ser dada no tempo certo. Algumas reações, como dor local e febre, são normais. Para não ter dúvidas, procure sempre o pediatra. 

A Imovac é uma clínica especializada em Imunologia e Vacinas. Entre em contato com a nossa equipe se precisar realizar um atendimento ou tirar dúvidas.

http://imunevacinas.com/site/calendarios/saiba-quais-sao-as-13-vacinas-que-seu-filho-nao-pode-deixar-de-tomar/

http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/calendario/cv-criancas.html

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf