Volta às aulas: como prevenir as doenças nas creches e escolas

A volta às aulas já é uma realidade após mais de 2 anos do início da pandemia. Mas esse fato traz incerteza e insegurança aos pais e responsáveis.
Centenas de escolas no Brasil já se preparam para receber seus alunos, com as adequações necessárias, no intuito de prevenir diferentes doenças, entre elas, a COVID-19.
E como fica a proteção das crianças e dos profissionais?
Especialistas afirmam que esse retorno gradual às atividades presenciais em escolas, creches e universidades, deve ocorrer à luz da ciência e com base nas diretrizes dos órgãos de saúde.
Segundo a pediatra e infectologista do Ambulatório de Crianças e Adolescentes do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Alessandra Marins Pala, “As escolas terão papel fundamental no treinamento das crianças sobre o uso e manuseio das máscaras e higienização das mãos. Nas primeiras semanas após o retorno às atividades presenciais, esse tema deverá ser exaustivamente abordado em sala de aula, sempre de forma lúdica, e respeitando a linguagem e a capacidade de compreensão de cada faixa etária. A escola pode fazer brincadeiras e gincanas que despertem o interesse das crianças”


Para que essa nova etapa ocorra de maneira positiva, tanto para os educadores quanto para os alunos, é de grande importância que sejam respeitadas as regras de distanciamento, utilização obrigatória de máscaras e álcool, e higienização recorrente dos ambientes comuns. Mas, para que isso aconteça, as escolas, creches e universidades devem seguir um rigoroso processo de fiscalização.
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Fontes
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/03/01/covid-e-criancas-saiba-o-que-os-estudos-mais-recentes-dizem-sobre-volta-as-aulas-transmissao-e-gravidade-da-doenca.ghtml
http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/702-aulas-presenciais