Alergia respiratória: o que é, sintomas e tratamento

A alergia respiratória é uma reação excessiva do sistema imunológico a elementos como pó, pelos de animais, pólen, etc., que podem provocar crises  de doenças respiratórias, como asma, rinite ou sinusite. 

Comuns de acontecerem em épocas em que a umidade fica mais baixa, como outono e primavera, a alergia respiratória  afeta pessoas com predisposição genética, que possuem maior sensibilidade do sistema imunológico às substâncias responsáveis pela alergia.

Confira abaixo os principais sintomas, as possíveis causas para essa alergia, e a melhor maneira de ela ser diagnosticada:

Principais sintomas da alergia respiratória

Os sintomas podem aparecer em momentos diferentes, além de, normalmente, não ocorrer febre. O sintoma principal são espirros frequentes, mas outros sintomas podem ser observados: 

  • coceira nos olhos, nariz ou garganta;
  • dor de cabeça;
  • tosse seca;
  • coriza

Possíveis causas da alergia respiratória

Como falamos anteriormente, esse tipo de alergia é desencadeada por uma reação excessiva do contato com pó, pelos  de animais, ácaros, etc. Isso acontece, porque esses elementos irritam a mucosa nasal e desencadeiam uma resposta do sistema imunológico.Fumaça,  poluição, acúmulo de poeira em cobertores, tapetes, etc. tornam os sintomas mais intensos e desconfortáveis.

Diagnóstico

Para fechar um diagnóstico, é necessária uma consulta com um alergologista, que irá estudar a causa e prescrever remédios específicos para o tratamento, além de outros cuidados gerais que podem ajudar a amenizar os sintomas, como: evitar lugares com alto índice de poluição, beber bastante água, evitar o uso de tapetes e renovar o ar da casa, abrindo as janelas.

Conheça a IMOVAC

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte

https://www.tuasaude.com/sintomas-de-alergia-respiratoria/