Vacinação em recém-nascidos: quais aplicar e por quê.

Você sabia que os recém-nascidos devem ser imunizados com vacinas específicas logo após o nascimento? Isso é necessário, pois os bebês não possuem as defesas do corpo que são cruciais para combater infecções e doenças. 

Segundo o PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, a recomendação é que as duas primeiras vacinas sejam aplicadas ainda na maternidade, nas primeiras 24h de vida do bebê. Confira abaixo quais são as duas vacinas. 

Quais vacinas aplicar no recém-nascido

Como falamos acima, é importante que as imunizações sejam feitas ainda na maternidade, pois todo cuidado e atenção são necessários nesse início. As duas vacinas que devem ser aplicadas são: 

  • BCG: conhecida por deixar uma cicatriz no local da aplicação, a BCG é uma vacina de dose única que protege contra a doença da tuberculose, conhecida por ser altamente infecciosa e transmissível. Porém essa imunização é contraindicada em bebês prematuros ou com menos de 2kg, pois pode apresentar alguns efeitos colaterais. 
  • Hepatite B: a vacina contra o vírus da Hepatite B possui diversas doses, sendo a primeira aplicada no músculo da coxa do bebê, nas primeiras 12 horas de vida. É bem importante a aplicação dessa vacina nessa janela de tempo, porque ela protege contra a transmissão vertical, ou seja, caso a mãe seja portadora do vírus, a criança fica imunizada. A segunda dose deve ser aplicada 1 mês após a primeira dose, e a terceira, aos 6 meses.

É importante lembrar que, além dessas vacinas para os recém-nascidos, ainda existem outras que devem ser aplicadas quando bebês. Se você está grávida, fique atenta ao calendário vacinal em crianças.

Conheça a IMOVAC

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte

https://revistacrescer.globo.com/Quem-ama-vacina/noticia/2021/09/quais-vacinas-os-recem-nascidos-precisam-tomar.html
https://www.unimedlondrina.com.br/noticias/tudo-saude/07/06/2018/vacinas-importantes-recem-nascidos/