Dia da Vacina BCG – Conheça a sua importância.

Texto

A vacina BCG, que protege contra a tuberculose – doença contagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis foi criada em 1921, por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome desta que é uma das vacinas mais conhecidas em nosso país.

Os Sintomas

Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

Além dos pulmões, a tuberculose afeta também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Transmissão

Indivíduos saudáveis e infectados podem não apresentar sintomas e, mesmo assim, transmitirem a bactéria. O contágio se dá de uma pessoa para a outra, através de gotículas de saliva da garganta. Pessoas com o sistema imunológico comprometido têm mais chance de desenvolver a doença, em especial, de forma grave e generalizada.

Prevenção

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, desde o nascimento até os 4 anos de idade.
A vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).

No Brasil, depois de mais de uma década, voltaram a surgir casos graves e até mesmo mortes causadas pela tuberculose. Isso reforça ainda mais a necessidade da vacinação.

Conheça a IMOVAC.

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte

https://bvsms.saude.gov.br/01-7-dia-da-vacina-bcg-2/

https://www.paho.org/pt/noticias/14-10-2021-mortes-por-tuberculose-aumentam-pela-primeira-vez-em-mais-uma-decada-devido