Tudo sobre a Vacina Tríplice Viral.

A VASPR, mais conhecida como Tríplice Viral, faz parte do calendário de vacinação nacional e é administrada em crianças, a partir dos 12 meses, para proteger contra três doenças virais, por isso o nome popular.

A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola tem em sua composição formas mais enfraquecidas dessas doenças que, embora não possam causar infecção, são suficientes para treinar o sistema imunológico. Essa vacina é de extrema eficácia e inicia a sua proteção após duas semanas da aplicação e a sua duração é geralmente para a vida toda.

Quem deve tomar

A vacina tríplice viral é indicada para proteger adultos e crianças com mais de 1 ano de idade contra os vírus do sarampo, caxumba e rubéola, prevenindo o desenvolvimento dessas doenças e suas possíveis complicações para a saúde.

Quando tomar

A vacina deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda, entre os 15 e 24 meses de idade. Após 2 semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira. Entretanto, em alguns casos de surto de alguma das doenças cobertas pela vacina, o Ministério da Saúde pode orientar a realização de uma dose adicional.

Quem não deve tomar

A vacina tríplice viral está contraindicada nas seguintes situações:

  • mulheres grávidas;
  • pessoas com doenças que afetem o sistema imunológico, como HIV ou câncer, por exemplo;
  • pessoas com histórico de alergia à Neomicina ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, se houver febre ou sintomas de infecção, deve-se conversar com o médico antes de tomar a vacina, pois o ideal é que se esteja sem sintomas que possam ser confundidos com reações colaterais à vacina.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina incluem febre acima de 38ºC, que dura em média 5 dias, irritabilidade, vermelhidão nos olhos, coriza, manchas vermelhas no corpo e ínguas doloridas. Além disso, também é frequente o aparecimento de reações no local da picada, incluindo vermelhidão, dor, coceira e inchaço no local de aplicação.

Conheça a IMOVAC.

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte

https://www.tuasaude.com/vacina-triplice-viral/