Outubro Rosa – prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro já é bem conhecido mundialmente por ser um mês dedicado às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero; promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

A IMOVAC está comprometida com essa causa e traz este conteúdo informativo para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Acompanhe.

O que é?

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina, quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

Diagnóstico

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde e realizar a mamografia. 

A mamografia é um exame de raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno, o que ajuda no tratamento.

Grupos de risco

Toda mulher com 40 anos de idade ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo não havendo sintomas. 

Tratamento

Importantes avanços na abordagem do câncer de mama aconteceram nos últimos anos, principalmente no que diz respeito a cirurgias menos mutilantes, assim como à busca da individualização do tratamento, que varia de acordo com o estadiamento da doença, suas características biológicas, bem como as condições da paciente (idade, status menopausal, comorbidades e preferências).

O prognóstico do câncer de mama depende da extensão da doença (estadiamento), assim como das características do tumor. Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Quando há evidências de metástases (doenças a distância), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:

  • tratamento local: cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária); 
  • tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Prevenção

Algumas atividades simples podem ajudar na prevenção do câncer de mama. Entre elas, estão a prática de atividades físicas e o hábito da alimentação saudável. 

Existem também fatores que podem ser agravantes para o câncer de mama, como o tabagismo e o excesso de peso. Cuide sempre da sua saúde.

Conheça a IMOVAC.

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte
https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa