Dia Mundial da Saúde – Saiba como surgiu a data e confira dicas de como se manter saudável

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril desde 1950. Mas você sabe por que esse dia foi criado? 

Neste artigo, iremos apresentar a história por trás da data e algumas dicas para manter a saúde em dia. 

Como surgiu a data

A origem da data tem a ver com o seu objetivo principal: alertar para a importância da saúde de modo global. Em 1948, durante a primeira Assembleia Mundial de Saúde, foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS); a fim de garantir que todas as pessoas pudessem ter acesso à saúde em nível elevado. 
Em homenagem à data, dois anos após sua criação, é estabelecido o Dia Mundial da Saúde no dia 7 de abril de 1950.

Qual a importância desse dia?

A conscientização é o maior recurso para prevenção. Por isso, é importante reforçar os cuidados com a própria saúde, que vão além das doenças físicas, mas que também englobam a saúde mental. Como a própria data já remete, é uma ação que, embora individual, tem um impacto social e coletivo, mundial.

Medidas para se manter saudável 

Se você ainda não sabe como cuidar da sua saúde no dia a dia, vamos lhe ajudar com algumas dicas.

1. Durma as horas necessárias de sono

Respeitar as horas que seu corpo precisa para repor as energias é ajudá-lo também a melhorar seu funcionamento. É recomendado dormir em média de 6 a 8 horas por dia. Se você dorme menos do que o indicado, seja por excesso de trabalho, seja por distúrbios do sono, como apneia ou insônia, tente mudar seus hábitos. Você pode:

. dormir sempre no mesmo horário;
. evitar as telas (celular, tablet, televisão, computador) antes de dormir;
. controlar a luminosidade do ambiente que você dorme;
. manter o ambiente limpo e confortável para deitar.

Assim, é possível criar uma rotina com o próprio corpo e regular o sono para manter a qualidade do seu bem-estar não só a noite, mas durante todo o dia.

2. Não deixe o estresse lhe consumir

A vida corrida de casa, trabalho, família, vida social, estudos e tudo o que compõe o seu cotidiano pode trazer momentos de estresse e exaustão. Esse é um dos motivos pelos quais especialistas em saúde mental falam tanto sobre o equilíbrio. Certa medida de estresse, causado por imprevistos ou novas situações, faz parte de uma reação natural do seu próprio corpo, porém, quando intensificado, pode apresentar sintomas como dores de cabeça, musculares, insônia, entre outros. Veja o que você pode fazer nesses momentos para controlar o estresse:

. escutar uma música que goste;
. ver um filme ou uma série que provoque sua risada;
. fazer exercícios de respiração;
. relaxar a mente com práticas como a meditação.

Ter um tempo do seu dia para relaxar e realizar atividades prazerosas impacta positivamente na forma como você se conecta com seu corpo.


3. Ajude seu corpo com uma alimentação balanceada

Não tem como falar sobre qualidade de vida sem mencionar o que se come. Uma alimentação com frutas, verduras e legumes, de forma variada e equilibrada, pode auxiliar na prevenção de doenças, como hipertensão e diabetes, até mesmo um câncer. Anote essas dicas simples que você pode começar a adotar nos seus dias:

. evitar alimentos gordurosos, frituras e processados;
. ter cuidado com o sal e açúcar na comida;
. incluir as fibras na sua alimentação;
. beber água regularmente, pelo menos 2L por dia.

É possível mudar com alguns pontos de atenção como os mencionados acima. E para uma reeducação alimentar, não deixe de consultar um profissional para manter suas taxas atualizadas.

4. Tenha o exercício físico como seu aliado

Já percebeu que, para muitos problemas de saúde, o exercício físico é recomendado? Isso acontece devido aos benefícios do exercício físico regular serem extensos. Eles podem auxiliar na:

. perda de peso e ganho de massa muscular;
. prevenção da osteoporose;
. liberação de endorfina, que ativa a melhora do humor e diminui a ansiedade;
. manutenção do sono frequente.

Essas são só algumas das vantagens para o corpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é ideal que sejam feitos no mínimo 30 minutos diariamente de prática de atividade física, seja na bicicleta, caminhando ou no esporte que você se sentir mais confortável.

5.  Mantenha sua vacinação atualizada

Existem vacinas que devem ser tomadas logo ao nascer e outras durante a vida. O que não pode acontecer é esquecer de tomar, pois a vacinação é fundamental para proteger a sua saúde e das pessoas que estão ao seu redor. A sua prevenção depende de você! Aproveite para ver em nosso site o calendário nacional completo de vacinação e manter o seu sempre atualizado.  Outras medidas que vão ajudar a manter seu corpo saudável:

. fazer o acompanhamento médico, com checkups anuais;
. realizar exames de rotina;
. cuidar da sua imunidade;
. não deixar sua saúde para depois.

Aproveite a data e venha até a IMOVAC cuidar da sua saúde e conhecer nossa equipe e serviços especializados em Alergia, Imunologia e Vacinas.

Fontes
https://bvsms.saude.gov.br/construindo-um-mundo-mais-justo-e-saudavel-07-4-dia-mundial-da-saude/

https://www.epsjv.fiocruz.br/podcast/policast-entenda-como-funciona-a-oms#:~:text=Mas%20afinal%20o%20que%20%C3%A9,mais%20elevado%20n%C3%ADvel%20de%20sa%C3%BAde.

https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/dicas-simples-e-eficazes-para-cuidar-da-saude