Saiba todas as vacinas que seu bebê deve tomar nos primeiros meses de vida.

Antes do seu bebê começar a engatinhar, você já precisará estar andando com as primeiras vacinas! Os primeiros meses de vida são essenciais para que seu filho desenvolva bem seu sistema imunológico ao longo da infância e da vida.

Neste artigo, trazemos informações preciosas que você precisa saber para que seu bebê se desenvolva bem e que tenha um futuro saudável e uma saúde resistente.

A importância de vacinar o seu bebê

Começamos pela seguinte premissa: se cada bebê estiver devidamente vacinado, teremos uma sociedade mais saudável e mais imune.

A vacinação é uma das medidas mais importantes para proteger os bebês contra doenças infecciosas e prevenir surtos epidêmicos. Ou seja, é importante proteger as pessoas ao seu redor, incluindo familiares, amigos e membros da comunidade, especialmente aqueles que têm sistemas imunológicos enfraquecidos ou não podem receber vacinas devido a condições médicas.

Você não apenas protege o seu pequeno, mas todos os outros a sua volta e, consequentemente, os tornam adolescentes e adultos mais resistentes e diminuem as chances de se tornarem vetores de doenças virais e bacterianas ao longo da vida.

Quais as principais doenças que são combatidas com as vacinas para bebês?

Os bebês, especialmente, são vulneráveis a doenças infecciosas e têm um sistema imunológico ainda em desenvolvimento. Além disso, algumas doenças podem ser muito graves ou até mesmo fatais, quando são muito pequenos ainda.

Ao vacinar o seu bebê com todas as vacinas recomendadas, você o protege contra uma ampla variedade de doenças, incluindo difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite B, Haemophilus influenzae tipo b, pneumocócicas, rotavírus, sarampo, caxumba e rubéola.

Em resumo, a vacinação de bebês, com todas as vacinas recomendadas, é fundamental para proteger sua saúde e prevenir doenças infecciosas graves. É importante seguir o calendário de vacinação recomendado pelo médico para garantir que o bebê esteja completamente protegido contra essas doenças.

Agora, vamos ao cerne do nosso artigo. A seguir, listamos as vacinas necessárias de acordo com a idade do seu bebê. Adicione esse artigo como favoritos em seu navegador e compartilhe com as mamães!

Vacinando de 0 a 6 meses

Como tudo na vida, precisamos ter uma base bem estruturada, principalmente em relação às vacinas do seu bebê. É um período determinante no desenvolvimento imunológico para toda a vida.

Então, mamãe, fique atenta à lista a seguir:

  • BCG: ao nascer; somente após o teste do pezinho
  • Hepatite B: ao nascer, 2 meses e 6 meses;
  • Rotavírus: 2 meses, 4 meses e 6 meses;
  • Tríplice bacteriana (tétano, difteria e coqueluche): 2 meses, 4 meses e 6 meses;
  • Poliomielite: 2 meses, 4 meses e 6 meses;
  • Haemophilus influenzae B: 2 meses, 4 meses e 6 meses;
  • Pneumocócica conjugada: 2 meses, 4 meses e 6 meses;
  • Meningite ACWY e B: 3 meses e 5 meses;
  • Influenza: 6 meses (1ª dose).

Vacinando de 7 a 18 meses

É nesse período que se reforça a imunização do seu bebê, sendo assim, uma fase crucial para completar o calendário e não deixar nenhuma dose faltando.

  • Influenza (2ª dose): 7 meses;
  • Febre Amarela: 9 meses;
  • Poliomielite: entre 15 e 18 meses;
  • Meningite ACWY e B: entre 12 meses e 15 meses;
  • Sarampo, Caxumba e Rubéola: 12 meses e 15 meses;
  • Catapora: 12 meses e 15 meses;
  • Hepatite A: 12 meses e 18 meses.

Com jeitinho para melhorar a experiência do seu bebê

É importante que todo o “ritual” de aplicação seja o menos traumático possível para a criança. É comum que haja um pouco (ou muito) choro, mas isso vai depender do grau de relaxamento que você e a pessoa que aplica transmitir.

O colinho, o olhar sereno e o sorriso da mamãe são formas de passar confiança para o bebê, além de outra dica muito interessante: a amamentação! Seja antes, durante ou depois, amamentar reduz bastante o estresse e a agitação através de hormônios, como o da felicidade, que são estimulados no bebê durante o processo.

Com certeza, o seu bebê estará mais entretido com o “mamá” do que aquela picadinha rápida!

Procure a IMOVAC e comece a vacinar o seu bebê!

Agora que você já conhece todas as vacinas e o período de aplicação, chegou a hora de começar a aplicá-las no seu neném.

Você pode agendar uma visita em domicílio ou visitar uma de nossas clínicas na Barra da Tijuca e Centro do Rio, onde oferecemos uma estrutura completa e aconchegante para você e seu filho(a).

Acesse o nosso site para mais informações!

Fontes

https://imunovidavacinas.com.br/guia-vacinacao-bebes/