Vacinação e imunidade coletiva: como funciona?

Durante e depois da pandemia de Covid-19, um dos grandes debates que pudemos observar na sociedade foi sobre a questão da imunidade coletiva. Provavelmente, você ouviu algumas outras nomenclaturas, como imunidade de rebanho ou de massa.

Um dos propósitos da IMOVAC é ajudar a melhorar a qualidade de vida da população, e a informação também é uma forma de ajudar todas as pessoas a se protegerem e se imunizarem.

Neste artigo, vamos trazer um tom mais de conscientização e responsabilidade coletiva e entender que a imunização não acaba só em você quando se vacina.

O que é imunidade coletiva ou de rebanho?

Apesar de parecer algo muito complexo, a explicação é bem simples. Imunidade coletiva ou de rebanho é um tipo de proteção que ocorre quando uma grande proporção da população é imunizada contra uma determinada doença infecciosa. Quando uma parcela significativa da população é vacinada, o vírus ou bactéria que causa a doença não consegue se espalhar facilmente, pois não encontra pessoas suscetíveis à infecção.

Ou seja, mesmo as pessoas que não foram vacinadas ou não desenvolveram uma resposta imunológica suficiente através da vacinação – como bebês muito novos ou pessoas com sistema imunológico comprometido – , estão menos expostas à doença, já que a probabilidade de entrar em contato com alguém infectado é menor em uma população com alta taxa de vacinação.

Quais as formas possíveis de se conquistar a imunidade coletiva?

Existem duas maneiras principais de alcançar a imunidade coletiva: por meio da vacinação e da infecção natural.

A vacinação é a maneira mais segura e eficaz de alcançar a imunidade coletiva. As vacinas funcionam estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra um determinado vírus ou bactéria, preparando-o para combater a infecção, caso a pessoa seja exposta à doença. Quando uma grande proporção da população é vacinada, o vírus ou bactéria tem menos oportunidades de se espalhar, protegendo também aqueles que não podem ser vacinados por razões médicas.

Já a infecção natural também pode levar à imunidade coletiva, mas é um processo arriscado e não recomendado pelos profissionais de saúde. A infecção natural pode levar a complicações graves e até a morte, especialmente em grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a imunidade adquirida por meio da infecção natural pode ser menos duradoura e menos protetora do que a imunidade conferida pela vacinação.

É importante lembrar que a vacinação é a opção mais segura e eficaz para alcançar a imunidade coletiva. Manter uma alta taxa de vacinação é fundamental para proteger a população contra doenças infecciosas e prevenir surtos e epidemias.

A taxa de vacinação necessária para alcançar a imunidade coletiva varia de acordo com a doença e a eficácia da vacina. Por exemplo, a taxa de vacinação necessária para a imunidade coletiva contra o sarampo é de cerca de 95%, enquanto a taxa de vacinação necessária para a imunidade coletiva contra a gripe sazonal é de cerca de 50%.

Qual a importância da imunidade coletiva?

A imunidade coletiva é particularmente importante para proteger aqueles que não podem ser vacinados, como bebês muito jovens ou pessoas com sistema imunológico comprometido. Esses indivíduos não são capazes de desenvolver imunidade suficiente através da vacinação e, portanto, dependem da proteção daqueles ao seu redor para evitar a exposição à doença.

Também é importante para proteger aqueles que não respondem bem à vacinação, como pessoas com alergia a componentes da vacina ou pessoas com condições médicas que afetam sua capacidade de produzir uma resposta imunológica adequada à vacina.

No entanto, a imunidade coletiva pode ser prejudicada quando a taxa de vacinação cai abaixo do necessário para proteger a população. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de razões, incluindo crenças pessoais, falta de acesso a serviços de saúde ou disseminação de informações falsas ou enganosas sobre a segurança e eficácia das vacinas.

Conte com a IMOVAC para viver em uma sociedade mais imunizada!

Neste artigo, você pôde entender como a vacinação é importante para a saúde de qualquer pessoa, mesmo daquelas que não podem se vacinar.

Foi assim na pandemia da Covid-19 e será sempre assim. A IMOVAC estará sempre de portas abertas para melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Então, não deixe para depois e venha nos visitar ou agendar uma visita para tomar a vacina que você está precisando.Não deixe de acessar nossas redes sociais e navegar em nosso site, para conhecer nossos serviços e o nosso portfólio de vacinas!

Fonte

https://revistacrescer.globo.com/Quem-ama-vacina/noticia/2021/10/imunidade-coletiva-saiba-como-funciona-e-por-que-e-tao-importante.html