Dia Mundial do Combate à Tuberculose. Tudo que Você Precisa Saber sobre a Vacina BCG

No dia 17 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Combate à Tuberculose, uma data importante para lembrar a necessidade contínua de combater essa doença infecciosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Uma das armas mais eficazes na prevenção da tuberculose é a vacina BCG, que tem uma história fascinante e um impacto significativo na saúde pública.

O que é a vacina BCG?

A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) é uma vacina que protege contra a tuberculose, uma doença bacteriana causada por Mycobacterium tuberculosis. Ela é administrada por meio de uma injeção intradérmica na pele, geralmente no braço esquerdo, e é conhecida por deixar uma característica cicatriz circular no local da aplicação. A BCG é uma das vacinas mais amplamente utilizadas no mundo e tem sido fundamental na redução da incidência da tuberculose.

A origem da vacina BCG

A história da vacina BCG remonta à França, no início do século XX. Os pesquisadores Albert Calmette e Camille Guérin desenvolveram a BCG após décadas de pesquisa. Eles isolaram uma cepa enfraquecida da bactéria Mycobacterium bovis e a tornaram segura para uso em seres humanos. A primeira vacinação bem-sucedida com a BCG ocorreu em 1921 e, desde então, essa vacina se espalhou pelo mundo.

Como a BCG funciona?

A vacina BCG funciona estimulando o sistema imunológico a reconhecer e combater o Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da tuberculose. Embora a vacina não seja 100% eficaz na prevenção da tuberculose, ela é extremamente eficaz na prevenção de formas graves da doença, especialmente em crianças. Além disso, a BCG também oferece proteção contra outras doenças relacionadas ao Mycobacterium bovis, como a tuberculose na bexiga.

Quem deve receber a vacina BCG?

A vacina BCG é geralmente administrada a bebês e crianças, pois oferece maior proteção contra a tuberculose grave nessa faixa etária. Ela é rotineiramente administrada em muitos países com alta incidência de tuberculose. No entanto, a política de vacinação com BCG varia de um país para outro, dependendo da prevalência da doença.

Curiosidade: por que a BCG deixa uma marca no braço?

A característica marca no braço esquerdo, que muitos associam à vacina BCG, é uma reação natural do corpo à vacina. Ela é causada pela resposta do sistema imunológico ao componente enfraquecido da bactéria. A marca pode variar em tamanho e aparência, mas é um sinal de que o corpo está desenvolvendo imunidade à tuberculose.

Precisa vacinar seu filho com a BCG? Procure a IMOVAC!

A vacina BCG desempenha um papel fundamental na prevenção da tuberculose e na proteção da saúde pública. E você pode contar com a IMOVAC para combater essa doença e proteger o seu bebê por toda a vida.

Entre em contato com uma de nossas sedes e agende uma visita para aplicarmos a vacina. Não esqueça de seguir nossas redes sociais e ficar atento às atualizações em nosso blog.

Fontes: