Hepatite A: entenda por que a doença é comum no verão

O verão é uma estação caracterizada por dias ensolarados e atividades ao ar livre. E também traz consigo uma preocupação de saúde: a hepatite A. Vamos aprofundar nossa compreensão sobre por que essa doença é mais comum durante os meses mais quentes, examinar os sinais e sintomas característicos e explorar detalhadamente as medidas preventivas que podem ser implementadas para salvaguardar a saúde. 

Com base em informações confiáveis, provenientes de fontes especializadas, nosso objetivo é fornecer uma visão abrangente da hepatite A e promover práticas que ajudem a proteger a comunidade, especialmente durante a estação do verão.

Por que a Hepatite A é mais comum no Verão?

Condições propícias para a propagação do vírus: as temperaturas mais elevadas no verão propiciam um ambiente favorável para a replicação do vírus da hepatite A, contribuindo para sua disseminação.

Consumo ampliado de alimentos e bebidas fora de casa: o aumento das atividades sociais e viagens durante o verão está associado a um maior consumo de alimentos e bebidas fora de casa, aumentando a probabilidade de exposição ao vírus, presente em alimentos contaminados.

Menos cautela nas práticas de higiene: em climas mais quentes, pode haver uma tendência da população ser menos rigorosa com as práticas de higiene, o que, por sua vez, intensifica o risco de contaminação.

Quais os sinais e sintomas detalhados da Hepatite A?

Os sintomas da hepatite A podem variar de intensidade e incluem:

· febre persistente;

· fadiga pronunciada;

· náuseas e vômitos frequentes;

· icterícia (amarelamento da pele e olhos);

· dor abdominal pronunciada

Como se prevenir da Hepatite A e ter um verão mais seguro?

Higiene rigorosa: a lavagem frequente e minuciosa das mãos com água e sabão é uma prática fundamental para prevenir a propagação do vírus.

Escolhas conscientes de alimentos: optar por alimentos seguros e consumir água potável são práticas cruciais para reduzir o risco de contaminação alimentar.

Conscientização pública e educação: campanhas de conscientização durante o verão têm um papel vital em educar a população sobre os riscos associados e promover práticas preventivas.

A vacinação como Pilar Fundamental!

A vacinação contra a hepatite A é um pilar fundamental na prevenção da doença, conferindo uma proteção eficaz contra os riscos sazonais mais acentuados durante o verão, o que não elimina a necessidade de tomar todos os cuidados anteriormente, porque você pode estar exposto não apenas à Hepatite A, como a outras doenças.

Portanto, mantenha sua vacinação em dia e construa hábitos preventivos no seu dia a dia, que deixem você mais seguro em relação a vários outros riscos de contaminação.

VENHA SE IMUNIZAR AQUI NA IMOVAC!

Além das medidas detalhadas de higiene e escolhas conscientes de alimentos, a vacinação contra a Hepatite A é uma forma essencial de se imunizar e você pode contar com a IMOVAC para se proteger.

Em nosso site, você encontra todas as informações de contato, além do nosso portfólio de imunizantes e outros serviços. Não deixe de seguir nossas redes sociais e blog para ficar por dentro de novidades, dicas e curiosidades.

Fontes:
https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/hepatite-a-e-mais-comum-no-verao-bdmcfp708mukofu8ey7gu2nv2/
https://www.band.uol.com.br/noticias/no-verao-casos-de-hepatite-a-sobem-ate-30-16303011
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/hospital-das-clinicas-alerta-para-os-riscos-da-hepatite-a/