Vacinação contra a gripe: o que você precisa saber sobre essa vacina e a importância de tomá-la no início da campanha.

A imunização contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir a propagação e nos proteger contra a doença, que ocorre com frequência entre os meses de outono e inverno. Neste artigo, vamos explorar informações sobre a vacinação e elucidar a importância de estar com a imunização em dia.

O que é gripe?

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma doença viral contagiosa que afeta o sistema respiratório. Com alto poder de mutação, ela pode gerar complicações graves, principalmente em pessoas do grupo de risco, como crianças pequenas, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades.

Entre os sintomas da gripe estão: febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e fadiga. Também é comum ocorrer congestão nasal, dor de garganta e coriza.

Quem pode tomar a vacina?

Qualquer pessoa acima dos 6 meses de vida pode se vacinar. Exceto casos específicos, em que há contraindicações médicas. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam vacinados prioritariamente:

– crianças entre 6 meses e 6 anos;

– gestantes;

– puérperas;

– profissionais da área da saúde;

– idosos acima de 60 anos;

– povos indígenas;

– pessoas com doenças crônicas;

– população privada de liberdade, como as que estão em casas de repouso e prisões.

Quem já se vacinou ano passado, precisa se vacinar de novo?

O vírus da gripe pode sofrer mutações ao longo do tempo, criando novas cepas que circulam de uma temporada para outra. Por isso, é muito importante tomar a vacina todos os anos. Essa é a principal forma de ter proteção atualizada contra as cepas mais recentes e as mais comuns da doença.

Vacine-se o quanto antes!

Garantir a imunização, logo no início da campanha, permite que seu corpo desenvolva a imunidade necessária, antes que a doença atinja seu pico de contaminação durante a temporada.

IMOVAC: sua aliada na prevenção

Na IMOVAC você encontra a vacina contra influenza, inclusive a versão especial para idosos, mais forte. Se você ainda não se vacinou, agende agora mesmo um horário e garanta a sua imunização. Proteja-se!Não deixe de acompanhar nosso blog e visitar nossas redes sociais para obter mais informações sobre a gripe e saúde preventiva.

Fonte:
https://delboniauriemo.com.br/saude/vacina-da-gripe#:~:text=A%20campanha%20de%20vacina%C3%A7%C3%A3o%20da,crescer%20nesse%20per%C3%ADodo%20do%20ano.
https://prefeitura.poa.br/sms/noticias/prefeitura-alerta-para-importancia-da-vacinacao-contra-gripe
https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/vacina-contra-a-gripe-por-que-e-importante-e-quem-deve-ser-vacinado
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2023/05/governo-reforca-importancia-da-imunizacao-para-evitar-casos-graves-da-doenca