Pular para o conteúdo principal
O que é a Vacina contra Hepatite B Adulto?

A Vacina contra Hepatite B protege contra a doença causada pelo vírus da hepatite do tipo B.

Sua primeira dose deve ser administrada nos recém-nascidos preferencialmente no prazo de 12 a 24 horas após o nascimento. Na impossibilidade de realizar a vacinação nesse prazo, fazer o quanto antes.

Quais doenças ela previne?

Hepatite causada pelo vírus do tipo B.

Como é aplicada?

Intramuscular.

Onde pode ser encontrada?

Ela pode ser encontrada na Imovac, com atendimento domiciliar, nas clínicas privadas de vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde.

Indicação:

Todas as faixas etárias. Rotina de vacinação das crianças: nas primeiras 12 a 24 horas após o nascimento, para prevenir hepatite crônica, e mais 2 a 3 doses posteriormente (aos 2, 4 e 6 meses de idade). Essas doses seguintes poderão ser aplicadas nas formulações combinadas (hexavalente, na rede privada, ou pentavalente celular, na rede pública) ou isoladamente.

Contraindicações da Vacina contra a Hepatite B:

Pessoas que tiveram anafilaxia com algum componente da vacina ou com dose anterior, ou aquelas que apresentaram púrpura trombocitopênica depois da doesse anterior da vacina com componente da Hepatite B.

Possíveis Reações:

Reações muito comuns: dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, irritabilidade, cansaço.

Reações comuns: perda de apetite, dor de cabeça, sonolência, sintomas gastrintestinais (como náusea, vômito, diarreia e dor abdominal), inchaço e endurecimento no local da injeção, mal-estar, febre.

Reações incomuns: tontura, dor muscular, sintomas semelhantes aos da gripe. manchas vermelhas na pele (exantema maculopapular), ptiríase rósea (caracterizada por pápulas ou placas descamativas difusas), candidíase.

Reações raras: aumento ou surgimento de gânglios próximo à região do local da vacinação (linfadenopatia), sensação de formigamento ou dormência, erupções cutâneas, urticária, dor nas articulações, artrite, coceira reações alérgicas incluindo anafilaxia, convulsões, trombocitopenia (caracterizada por manchas roxas ou avermelhadas na pele e a diminuição da contagem de plaquetas).

Reações muito raras: reação anafilática, sendo que os poucos casos relatados foram observados principalmente em adolescentes e adultos, sendo mais rara ainda em crianças.

Cuidados antes, durante e após a aplicação da Vacina contra Hepatite B:

Febre: Se a pessoa apresentar febre, é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora.  

Ocorrências: Havendo alguma ocorrência mais preocupante e/ou atípica após a vacinação, avise imediatamente ao serviço que a realizou.

Quantas doses tomar?

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) adotou o esquema de quatro doses para a rotina de vacinação das crianças. A primeira é ao nascimento, a segunda dose é aos 2 meses, a terceira dose, aos 4 meses e a última, aos seis meses de vida, para completar o esquema.

Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados no primeiro ano de vida têm recomendação - do PNI, SBP e SBIm - de três doses com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda e de cinco meses da segunda para a terceira e última dose.

Bebês prematuros precisam, necessariamente, de quatro doses.

As clínicas privadas apresentam a vacina combinada hepatite A + B indicadas para crianças a partir de 12 meses, adolescentes, adultos e idosos.

Para vacina combinada contra hepatite A e B, adolescentes menores de 16 anos tomam duas doses com intervalo de 6 meses. Para os maiores, o esquema é de três doses com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda, e de cinco meses da segunda para a terceira.

Quem tiver o sistema imunológico comprometido precisa de dose dobrada em quatro aplicações (0-1-2-6 meses), para melhorar a resposta ao estímulo produzido pela vacina. E ainda são recomendados exames periódicos para acompanhar níveis de anticorpos - quando os mesmos diminuírem, sugere-se um reforço com dose dobrada.

Tem alergia? Veja do que é feita a Vacina contra Hepatite B:

Como é uma vacina inativada, não causa a doença.

Sua composição inclui proteína de superfície do vírus da hepatite B purificado, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio e água para injeção. Pode ter também fosfato de sódio, fosfato de potássio e borato de sódio.

Contato
Fale Conosco