Blog
Meningocócica ACWY – Menactra
O que é a Vacina Meningocócica ACWY – Menactra?
A Vacina Meningocócica ACWY protege bebês a partir de 6 semanas de idade contra doenças meningocócicas invasivas causadas por Neisseria meningitidis dos sorogrupos A, C, W-135 e Y.*
Quais doenças ela previne?
Meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
Como é aplicada?
Intramuscular.
Onde pode ser encontrada?
Ela pode ser encontrada na Imovac, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação. Esta vacina não é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde.
Indicação:
Crianças e adolescentes.** Adultos e idosos conforme a situação epidemiológica, ficando a critério do médico sua indicação.
Contraindicações da Vacina Meningocócica ACWY Menactra:
Está contraindicada para aquelas pessoas que apresentaram quadro de anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.
Possíveis Reações:
Reações muito comuns: perda de apetite, irritabilidade, sonolência, dor de cabeça, febre, inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da injeção, cansaço.
Reações comuns: sintomas gastrointestinais (incluindo diarréia, vômito e náusea), hematoma no local da injeção.
Reações incomuns: insônia, choro, sensibilidade diminuída na região da picada, vertigem, coceira, dor muscular, dor nas mãos e pés, mal-estar e reação no local da injeção.
Reações raras: inchaço extenso no membro onde foi aplicada a vacina, geralmente acompanhado de vermelhidão, algumas vezes envolvendo articulação próxima ou inchaço de todo membro.
As reações graves são raras, mas caso aconteçam devem ser notificadas ao serviço que realizou a vacinação e ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos Pós Vacinais.
Cuidados antes, durante e após a aplicação da Vacina Meningocócica ACWY Menactra:
Febre: Se o paciente apresentar febre, é recomendado o adiamento da vacinação até a sua melhora.
Ocorrências: Em casos de ocorrências graves ou inesperadas depois da aplicação, a Beep estará pronta para te atender com os melhores médicos e enfermeiras.
Dor: As dores no local de aplicação podem ser aliviadas com compressas frias.. Nos casos de dores mais acentuadas, consulte o seu médico para o uso correto de medicação.
Meningocócica B: A ACWY pode ser administrada junto com a Meningocgócica B.
Quantas doses tomar?
A Vacina Meningocócica ACWY é indicada para crianças, adolescentes e adultos e é recomendada pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm).
Para as crianças, a vacinação deve ser iniciada aos 3 meses de idade, com duas doses aos 3 e 5 meses com reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Os adolescentes que não receberam a vacina ACWY devem tomar duas doses com intervalo de cinco anos.
Adultos devem tomar dose única.
Faixa etária de início da vacinação, número de doses e intervalo mínimo entre as doses:
2 a 6 meses:
Menveo: 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas, aos 3 e 5 meses de idade. Reforço aos 12-15 meses. Esquema 2+1.
Nimenrix: 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas, aos 3 e 5 meses de idade. Reforço aos 12-15 meses. Esquema 2+1.
7 meses a 8 meses e 29 dias:
Menveo: 1 dose. Reforço aos 12-15 meses. Esquema 1+1.
Nimenrix: 1 dose. Reforço aos 12-15 meses. Esquema 1+1.
9 a 11 meses e 29 dias:
Menveo: 1 dose. Reforço aos 12-15 meses, respeitando intervalo de 2 meses da última dose. Esquema 1+1.
Nimenrix: 1 dose. Reforço aos 12-15 meses, respeitando intervalo de 2 meses da última dose. Esquema 1+1.
12 a 23 meses:
Nimenrix: 1 dose.
Menveo: 2 doses com intervalo mínimo de 2 meses.
Menactra: 2 doses com intervalo mínimo de 3 meses.
24 meses ou mais:
Nimenrix, Menveo e Menactra: uma dose.
As Sociedades Brasileiras de Pediatria e Imunizações recomendam mais 2 reforços, independente do laboratório utilizado, após a conclusão do esquema inicial, devido a queda da titulação de anticorpos ao longo dos anos. Os reforços são indicados após 5 anos da última dose, geralmente aos 5 e aos 11 anos de idade.
Tem alergia? Veja do que é feita a Vacina Meningocócica ACWY Menactra:
Como é uma vacina inativada, não há como provocar a doença.
Sua composição apresenta antígeno formado por componentes das cápsulas das bactérias (oligossacarídeos) dos sorogrupos A, C, W e Y conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser toxóide tetânico, toxóide diftérico ou mutante atóxico da toxina diftérica, o CRM-197.
A vacina pode levar também sacarose, trometamol, fosfato de potássio diidrogenado, cloreto de sódio, fosfato de sódio diidrogenado monoidratado, fosfato dissódico hidrogenado diidratado e água para injeção.
* A idade difere de um fabricante para outro. Confira: Menveo pode ser administrada a partir de 2 meses; Menactra, a partir de 9 meses e Nimenrix, a partir de 6 semanas.
** A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam a vacina Meningocócica ACWY para crianças e adolescentes. Dependendo da situação epidemiológica, adultos e idosos também devem ser vacinados: pessoas de qualquer idade com doenças que facilitem o risco para a doença meningocócica; viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.