SHINGRIX

O que é a nova vacina para Herpes Zoster?
SHINGRIX

A nova vacina contra Herpes Zóster previne uma doença popularmente conhecida como “cobreiro” e suas complicações, como a neuropatia pós-herpética, responsável por dor crônica, prolongada e de difícil controle.

Tanto a herpes zóster quanto a varicela (catapora) são causadas pelo vírus varicela-zóster.


Quais doenças ela previne?

Herpes Zóster (“cobreiro”).


Como é aplicada?

Subcutânea.


Onde pode ser encontrada?

Ela pode ser encontrada na Imovac, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação. Esta vacina não é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde.


Indicação:

Pessoas com 50 anos de idade ou mais (sem necessidade de pedido médico);
Pessoas com 18 anos de idade ou mais com risco aumentado de Herpes zóster e imunocomprometidos (obrigatória a apresentação de pedido médico).

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) afirma que a vacina inativada também é recomendada para pessoas que já tiveram quadro da doença e para pessoas previamente vacinadas com a versão da Herpes Zóster atenuada, respeitando-se um intervalo mínimo de dois meses.


Quantas doses tomar?

Duas doses com 2-6 meses de intervalo.

Pessoas que são ou podem se tornar imunodeficientes ou imunossuprimidos devido a doença ou terapia, e que se beneficiariam de um esquema de vacinação mais curto, a segunda dose pode ser administrada 1 a 2 meses após a dose inicial.

A vacina possui até 97% de eficácia em pessoas com idades entre 50 e 69 e 91% de eficácia em adultos acima dessa faixa etária. É indicada para pessoas com 50 anos ou mais e para pessoas com imunocomprometimento a partir de 18 anos de idade e adultos


Contraindicações da Vacina contra Herpes Zoster:

Pessoas que apresentam hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer excipiente da vacina.


Tem alergia? Veja do que é feita a Vacina contra Herpes Zóster

A nova vacina de Herpes Zóster é inativada, recombinante