Vacinas recomendadas depois do parto

Quais vacinas são recomendadas depois do parto?

Os cuidados com mãe e bebê não devem parar no pré-natal. A ideia da vacinação no pós-parto é proteger o mais novo membro da família, pois os anticorpos adquiridos pela mãe na imunização passam para o leite materno. Se a mulher não for vacinada não vai conseguir produzir anticorpos que vão proteger o bebê no primeiro ano de vida.

Catapora

O bebê só receberá esta vacina a partir de um ano de idade e é importante que ele esteja protegido antes, pois nos primeiros meses de vida esta doença pode ser mais grave.

Tríplice Viral

Esta vacina não é indicada na gestação, portanto, se a mulher não a tomou antes de engravidar, deve se vacinar no pós-parto.

Tríplice Bacteriana

Esta vacina tem como objetivo imunizar contra o tétano, coqueluche e difteria, estas doenças são muito perigosas e que podem ser letais para o recém-nascido.

Influenza

O bebê tem maior risco de gripe do que outras pessoas, e ao se vacinar a mãe irá proteger seu filho.

Meningocócica conjugada

Esta doença pode causar paralisia, perda de visão, audição e funções cerebrais, e a vacina protege contra a meningite provocada por bactéria, a do tipo mais grave.

O acompanhamento médico e atualização da carteira de vacinação é essencial para a saúde da família. Importante lembrar que a vacina de febre amarela não é indicada para quem está amamentando.

Uma gestação tranquila e saudável depende muito dos seus hábitos. O acompanhamento pré-natal e pós-natal é essencial para que o médico possa analisar o desenvolvimento do bebê e avaliar se a mamãe está mantendo sua saúde em dia.

Fonte: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/gravidez-conheca-as-vacinas-indicadas-para-as-gestantes