Vacinação contribui para prevenção de DSTs no Carnaval

Para muitos, o carnaval é visto como o oposto de cuidado, mas essa época do ano é quando mais precisamos ficar atentos com a nossa saúde. Você sabia, que participar dos blocos de ruas é como uma prova de resistência física equivalente à uma corrida de rua entre 5 e 10km? Por isso, se manter hidratado, usar filtro solar, comer de maneira saudável, evitar doses exageradas de álcool, energéticos ou consumir bebidas alcoólicas em jejum, e por último e mais importante, se pintar um clima, não deixar de usar preservativo.

O uso da camisinha é fundamental para a prevenção de DSTs como a AIDS, hepatites, sífilis, HPV, entre outras doenças sexualmente transmissíveis que podem causar sérios prejuízos à saúde. Todavia, é preciso estar atento, pois a falta de cuidados no momento de colocar ou guardar o preservativo pode gerar fissuras que tornam a área ainda mais vulnerável e suscetível à contaminação de doenças. Por essa razão, estar vacinado contra algumas das principais DSTs é o mais recomendado, principalmente para jovens.

A vacina do HPV, por exemplo, é essencial já que o contágio pelo vírus do papiloma humano pode ocorrer mesmo com o uso de preservativo. Se a parte da pele não coberta pela camisinha estiver infectada, há chances de contaminação. A imunização contra Hepatite B também desempenha um importante papel, visto que a doença também é transmitida por sangue contaminado, ou seja, pode ser passada através de alguma fissura não coberta pela camisinha se a outra pessoa tiver alguma ferida também, e é cerca de 100 vezes mais contagiosa que a AIDS.

Para curtir o carnaval sem neura, o ideal é estar bem imunizado e com a carteirinha de vacinação em dia, pelo menos contra doenças imunopreveníveis, você vai estar protegido. Mas é importante frisar que nada substitui a camisinha e sua dupla ação protetora, tanto para maioria das DSTs quanto contra a gravidez. Sendo assim, estar bem informado sobre as doenças sexualmente transmissíveis e suas possíveis formas de contágio, usar bom senso e camisinha sempre e ter cuidado redobrado são as principais formas de se prevenir e aproveitar muito o carnaval!

Fontes:

  • https://saudebusiness.com/voce-informa/cuidados-basicos-com-a-saude-no-carnaval/
  • https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2020/02/19/carnaval-recomendacoes-para-criancas-adultos-e-idosos.ghtml